18ª edição do Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas em todo o Brasil
Concurso vai selecionar obras inéditas de dois escritores brasileiros, nas categorias conto e romance, para publicação e distribuição pelo País
Os escritores brasileiros que residem no País e têm mais de 18 anos podem inscrever suas obras de caráter inédito no Prêmio Sesc de Literatura. Reconhecido como um dos mais importantes prêmios nacionais da área, o Prêmio Sesc de Literatura chega à sua 18ª edição em 2021, com a missão de reconhecer e revelar escritores inéditos cujos trabalhos possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto. Os interessados têm até 19 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado em www.sesc.com.br/premiosesc.
Durante entrevista ao programa Café & Cultura, da Tua Rádio São Francisco, o Analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Diogo Borges, falou sobre a importância do prêmio: “Temos exemplos de candidatos e candidatadas que se inscreveram, venceram e que após o Prêmio Sesc conseguiram vencer outros prêmios importantes do nosso País como o Jabuti. Então o Prêmio Sesc revela talentos que se mantêm na cena literária brasileira e com isso traz novas vozes. Ele reforça inclusive a política cultural do Sesc e a missão da diversidade, então não fica só no eixo Sul-Sudeste, a gente tem jovens talentos de outras regiões do Brasil, trazendo pluralidade e diversidade de vozes. É um prêmio importante porque ele oxigena a cena literária do nosso País”, disse.
Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados. Borges também salienta que os dois vencedores são convidados a participar de diversos eventos literários que ocorrem nas unidades do Sesc por todo o País.
O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.
Ouça a entrevista completa com Diogo Borges AQUI.
Comentários