Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Mercado de Arte terá a sua última edição do ano no dia 10 de dezembro

por Clayton Camargo

A Feira exclusiva das Artes Visuais apresenta pluralidade de artistas, obras para comercialização e atrações gratuitas para a comunidade

Foto: Divulgação

O Mercado de Arte é uma feira voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais que apresentará obras de diferentes linguagens e técnicas de variados artistas de Caxias do Sul, da região da Serra Gaúcha e da capital. A última edição do ano acontece no dia 10 de dezembro, a partir das 15h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

A Feira tem como objetivo valorizar, fomentar e estimular a produção artística, despertando na comunidade o consumo da arte local. Neste período do ano, o Mercado de Arte facilita a oportunidade de presentear nas festas de final de ano, com obras de Arte dos nossos artistas.

O evento é exclusivo das Artes Visuais e contará com a exposição e comercialização de obras envolvendo fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e etc. Os artistas que estarão participando são: Carolina Muniz, Coletivo Un, Gisely Muniz, Josias Silveira, Kira Luá, Elliot C., Luana Stela Martini, Troitiño, Ilka Filippini, Sara Verza, Simone Rosa e Vera Genro.

Além da diversidade em obras de arte para apreciação e comercialização, às 16h30min, acontecerá uma visita guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP), mediada pelo servidor e historiador Felipe da Silva Vitória. O ponto de encontro será em frente a sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura. O acervo foi criado em 07 de maio de 2004 e tem como objetivo conservar a produção artística da cidade ao longo da história. O acervo possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local e nacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da Arte Contemporânea.

Às 17h30min, o palco do Zarabatana recebe a Ará, que é cantora, compositora e educadora. Integra a equipe do Dandô - Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques e do Instituto Cultural Taru. Participou de encontros musicais do Dandô, participou de evento na Caravana Giramundo da companhia teatral Tem Gente Teatrando, atuou em oficinas de musicalização através do Instituto Cultural Taru e apresentou composições autorais em eventos voltados para o público feminino. Está em processo de desenvolvimento do projeto intitulado Fêmeas, movimento musical que tem o propósito de nutrir o equilíbrio do feminino e masculino das pessoas.

Nesta programação especial do Mercado de Arte, o Centro de Cultura também oferece visitação às exposições que estão em cartaz: “Terra Sabi”, de Angela Pimentel, e “XVI Salão do C8 e  9o. Prêmio Koralle”, que reúne obras de 13 acadêmicos da UCS. 

 

Sobre os participantes e demais atrações: 

Ilka Filippini é arquiteta e urbanista. A partir de 2009 começou a participar de cursos, eventos, exposições e festivais nacionais e internacionais de fotografia. Participou de oito exposições coletivas e produziu quatro exposições individuais, que percorreram espaços e eventos culturais em Caxias do Sul, Viamão, Porto Alegre, Gramado, Canela e Florianópolis. Recebeu três premiações em Bienais Brasileiras de Arte Fotográfica em 2010 e 2012 e teve participação no livro “Juntos pelo Nepal: a esperança que supera a tragédia” de Mariana Tavares. Publicou o Catálogo de Fotografias “Retratos da Alma”, com curadoria de Liliane Giordano e a fotografia do autor no livro “Radicalmente Vivos”, de Ailton Krenak. Caxiense, atualmente reside em Porto Alegre

 

Simone Rosa nasceu em Santa Maria e iniciou a sua participação no mundo das artes ao ingressar no bacharelado em Artes Plásticas em 1986, na UFSM. No ano seguinte participou em salões (seleções e prêmios), seguida de exposições coletivas e individuais. É especialista em Design de Calçados pela FEEVALE, mestre em Projeto de Produto na Engenharia de Produção e mestre em Arte Contemporânea pela UFSM, e atualmente doutoranda em Design na UFRGS. Há pouco tempo optou por Caxias do Sul como sua morada, onde mantém o seu ateliê. No mercado de arte deste ano, apresento três poéticas (de diferentes épocas): as máscaras com verdades transitórias, as mandalas na busca da essência humana e o beija flor como símbolo de esperança em dias melhores.

 

Carolina Muniz é fotógrafa na cidade de Caxias do Sul, formada e laureada em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul e estudante do curso de Formação Pedagógica em Artes Visuais pela Uniasselvi. Estuda processos alternativos da fotografia, como a Cianotipia, e produz suas obras desde 2018.

 

Coletivo UN (Um Nada)  surgiu no ano de 2018 a partir da aproximação de três artistas, Marina Rombaldi, Nicole Martinato e Nilton Dondé, que se conectaram por suas temáticas e pesquisas em arte, e que atuam, desde então, de forma coletiva e experimental, buscando subverter as fronteiras, torcer os limites do sistema e espaços de arte e estreitar as distâncias entre arte e público. Em suas proposições artísticas dedicam-se a pensar a arte enquanto vivência e potência questionadora, estabelecendo laços afetivos entre o público e suas proposições, e também com os espaços. Deslizam entre diferentes plataformas, sendo experimentais em sua essência, se utilizando de fotografias, desenho, pintura, colagens, performance, vídeo arte, arte sonora e ações no espaço urbano. Pelo viés da intervenção, transgressão e apropriação, mesclam conceitos e técnicas, propondo projetos artísticos que interrogam, também, o estado e a posição do artista e da arte no campo comum.

 

Josias Silveira da Silva é artista plástico transplantado de córnea de ambos os olhos, ilustrador, desenhista, roteirista, escritor, colorista, quadrinista e professor de arte. Participa de exposições de arte desde 2005, sendo premiado em algumas delas. Tem em seu portfólio profissional várias ilustrações para capa de livros, para revistas, jornais, gibis e outros. Seus principais trabalhos autorais publicados na área da literatura são: O Último dos Tropeiros (2020); Print Self - Olho por olho (Fevereiro de 2022); DESUMANOS e os outros (Agosto de 2022).

 

Gisely Muniz, artista visual nascida e residente em Caxias do Sul, atualmente ilustrando para projetos comerciais e pessoais. Gosto de trabalhar tanto em atmosfera digital quanto tradicional, em pinturas com aquarelas, acrílicas e grafite. Busco criar ilustrações belas e significativas trazendo componentes estéticos e latentes do feminino, corpo, sexualidade, expressão, força e delicadeza, em conjunto com elementos da natureza e das ciências ocultas. A arte é a forma como exploro as camadas do meu subconsciente, conectando minha alma à beleza do universo e às suas possibilidades.

Kira Luá fez licenciatura em Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP),1985 em São Paulo,  é especialista em Arteterapia e Educação Ambiental. Paulistana, reside na serra gaúcha há mais de 20 anos, trabalha com arte, arteterapia, sustentabilidade e projetos colaborativos. Trabalha com esculturas, fotografia, instalações, performances, vídeos, cerâmica, papel machê, aquarela e gravuras.

 

Elliot C. é um artista não-binário natural de Santa Maria, RS e residente em Caxias do Sul desde 2020. É acadêmico de Artes Visuais Bacharelado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante o ano de 2022, Elliot estagiou na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, onde adquiriu experiência na organização de exposições, criação de materiais de divulgação e mediações. Elliot é também membro do Coletivo Bulhufas desde sua fundação em 2020, onde participa ativamente de diversas ações, incluindo a produção e divulgação de lambes pela cidade, a criação de zines e outros projetos artísticos de menor porte.

 

Luana Stela Martini é formada em Design Gráfico, pela FSG, ilustradora, pintora e diagramadora de livros. Possui no currículo mais de quatro anos de curso de desenho analógico. Suas principais técnicas são: pintura a óleo, aquarela e ilustração em giz pastel.

Troitiño, é artista plástico brasileiro (Farroupilha, RS). Suas obras do realismo/naturalismo buscam expressar sentimentos da consciência, seus ou dos que as admiram. Inspirado na Natureza, dedica-se à pintura a óleo (desde 2012) e ao desenho realista a grafite/carvão/lápis de cor. “Entendo ARTE como ‘EXPRESSÕES DA CONSCIÊNCIA’, ou seja, “representações” selecionadas da Natureza que evocam sentimentos ao artista e aos outros. Registro percepções visuais, percepções de lembranças e saudades, percepções da imaginação ou sonhos, por meio de pinceladas e traços.” Suas obras foram expostas publicamente em muitas oportunidades em nossa região e on-line no Brasil e exterior.

 

Sara Verza, artista visual e diretora de arte, há mais de 10 anos trabalha e estuda com foco em criação e ensino. Usa o equilíbrio entre a intenção e a intuição para criar imagens únicas, tanto a partir da câmera ou utilizando fotografias já existentes, para gerar novos significados.

 

Vera Genro, na década de 80 cursou artes plásticas na Universidade Federal de Santa Maria,  participou de alguns eventos artísticos e exposições de arte. Em Caxias do Sul, onde reside desde 2001, foi membro da CASF - Conselho de Avaliação, Seleção e Fiscalização do Departamento de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, por duas edições no final da década de 2000. Por anos se dedicou exclusivamente à advocacia, tendo voltado a produção artística neste ano.

 

Ará é cantora, compositora e educadora. Integra a equipe do Dandô - Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques e do Instituto Cultural Taru. Participou de encontros musicais do Dandô, participou de evento na Caravana Giramundo da companhia teatral Tem Gente Teatrando, atuou em oficinas de musicalização através do Instituto Cultural Taru e apresentou composições autorais em eventos voltados para o público feminino. Está em processo de desenvolvimento do projeto intitulado Fêmeas, movimento musical que tem o propósito de nutrir o equilíbrio do feminino e masculino das pessoas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais