Estudantes do curso de História da UCS lançam em site o Projeto Educa Maesa
Projeto coordenado pelo professor Anthony Beux Tessari reúne informações históricas e entrevistas sobre este Patrimônio Histórico caxiense
Concebido como um projeto desenvolvido na disciplina de Estágio em História IV do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul, o Projeto Educa Maesa é um espaço virtual que tem três objetivos principais: contextualizar a história do trabalho e dos trabalhadores da Metalúrgica Abramo Eberle; refletir sobre a preservação do patrimônio industrial da cidade de Caxias do Sul, notadamente o prédio da Fábrica 2 - Fundição e Máquinas, atualmente conhecido como "Complexo Maesa", localizado no bairro Exposição; e, por fim, apresentar diretrizes e propostas de ações educativas de Educação Patrimonial para serem desenvolvidas durante o processo de uso da área.
Fartamente ilustrado com fotografias do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, dentre outras fontes, o site é organizado por seções como História da Maesa, História Oral, Entrevistas e Diretrizes e Propostas de Ações Educativas de EP, o site Educa Maesa é um bem-vindo espaço para consulta e conscientização da comunidade sobre o espaço que é Patrimônio Histórico de Caxias e deve sediar um complexo de cultura e lazer.
“Pensamos que é um dos objetivos do nosso estágio contribuir para reflexão sobre os aspectos de memória e de patrimônio cultural da cidade. Uma das intenções do nosso projeto foi publicizar os dados levantados na nossa pesquisa por meio da internet. Então nós construímos um espaço de memória virtual em que a história da metalúrgica está ali contemplada. Procuramos tirar aquele academicismo que, muitas vezes, afasta a leitura das pessoas. Procuramos trazer textos sintéticos, muita fotografia um apelo visual pra que evidenciássemos a história da empresa, a história do trabalho, mas, sobretudo, a história dos tratabalhadores e trabalhadoras da indústria caxiense, em especial da Maesa”, disse o professor Anthony Beaux Tessari em entrevista ao programa Café & Cultura.
O Projeto foi executado durante o segundo semestre de 2020, nos meses de outubro e novembro. O campo de atuação do estágio foi o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, sendo a orientação e supervisão realizadas pelo Professor Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC e professor no Curso de História. Devido à pandemia da Covid-19, o estágio foi realizado integralmente à distância, com aulas e orientações no formato síncrono.
Os estudantes envolvidos no projeto são Alice dos Reis De David, Bianca Mascarello Giotti, Brenda Martins de Matos, Ezequiel Milicich Seibel, Jocimara Strada da Silva, João Pedro Cavalheiro, Juliana Poloni da Cunha, Matheus Pandolfi Martins, Rodrigo Santos Camargo e Sabrina de Lima Greselle.
Link do site: https://sites.google.com/view/educamaesa/início
Ouça a entrevista completa aqui.
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