Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

'As mulheres - ou sobre muito pouca coisa' é o novo livro de Adriana Antunes

por Ivan Sgarabotto

Contos femininos inspiradas no anseio da liberdade de ser, querer, fazer, estar e desejar

Foto: Rafael Moschen

Ao lado da Chiado Editora, de Portugal, Adriana Antunes promove o lançamento da obra “As mulheres – ou sobre muito pouca coisa” no dia 05 de maio, às 19h, no Arco da Velha Livraria, localizada na rua Dr. Montaury, 1570, no centro de Caxias do Sul. Os livros podem ser encontrados em Portugal e também nas cidades brasileiras de Caxias do Sul, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Por três anos, a autora emprestou cores às páginas deste primeiro livro adulto com temática feminina, desvelando traços da própria personalidade às personagens que vivem histórias de momentos de pura percepção tornada conto em uma composição cotidiana com pinceladas de magia. No estudo do Doutorado em Letras, ela estudou as mulheres dos anos 50. Adriana constatou que as dúvidas, anseios e sensações não mudaram de lá pra cá: trata-se de uma mulher em incessante construção.

“As mulheres ou sobre muito pouca coisa” é o sétimo livro de Adriana Antunes. Ela já publicou os infanto-juvenis de conto “Http://temporario”  e “As meninas” e também o didático “Poesia na Escola – a Vida Tecida Com Arte”. Há textos dela em uma coletânea de minicontos, poesias e também de artigos em teoria literária e estudos de gênero.

 O cotidiano em ilustrações

 Em “As mulheres”, a multiplicidade de talentos de Adriana fica evidente. Ela traz à tona o talento como ilustradora estampado pela especial afeição que ela tem de reproduzir o cotidiano em tintas de cores fortes e com a presença constante dos pássaros. A paz e a tranquilidade do bucólico que ela tanto ama estão presentes em cada traço.

A energia aliada à força de uma personalidade que vivencia a liberdade de estar rodeada da natureza, do carinho dos pets, gatos e cachorros, que ela reveza com os momentos em que se reserva o direito de relaxar de pés descalços e sentir o silêncio e a quietude de viver. Esse espírito está presente no livro e também nas 28 ilustrações em tinta acrílica com colagem sobre tela que estarão em exposição de 05 de maio a 05 de junho na livraria. As imagens serão comercializadas nesse período.

Resumo

Uma mulher que tem pássaros na cabeça, uma que se transforma numa mancha escura presa à parede do banheiro, outra que incendeia. “As mulheres – ou sobre muito pouca coisa” é um livro de contos que narra histórias de mulheres assimétricas, que desejam amar, comer uma laranja ou tomar uma cerveja sem ter de dar explicações sobre seus atos. Elas são jovens, casadas, viúvas, lésbicas. São mulheres que desafiam a sociedade em que vivem, os padrões (pre)estabelecidos, as violências física, sexual e simbólica. São personagens fortes e frágeis ao mesmo tempo, quase mutantes, em busca de uma identidade feminina. Os contos são o retrato dessa mulher moderna, que ainda sofre com as raízes paternalistas presentes na sociedade. São histórias que brincam com o real e o metafórico, beirando, por vezes, a literatura fantástica.

 Serviço

Título “As mulheres – ou sobre muito pouca coisa"

Autor Adriana Antunes

Ilustração de capa Adriana Antunes

Capa José Serrano com base na ilustração de Adriana Antunes

Páginas 146 páginas

Editora Chiado

Preço R$ 28,00

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais