Em edição histórica, XI Femaçã encerra com recorde de público
Festa reuniu mais de 70 mil pessoas em sete dias de programação, que incluiu shows nacionais e regionais, palestras e eventos voltados para todas as idades
Com um público que superou as 70 mil pessoas, a XI Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial (Femaçã), na Serra Gaúcha, entra para a história como a mais prestigiada de todas as edições. O encerramento oficial ocorreu na noite de domingo (23) e fechou um ciclo que mesclou diversão, com shows nacionais e regionais, cultura, entretenimento, esporte, lazer e boa gastronomia, em sete dias de programação. Com 130 expositores de segmentos como artesanato, comércio, indústria, máquinas, veículos e implementos agrícolas, mais de R$ 15 milhões em negócios foram gerados durante a feira.
No evento que celebrou o pioneirismo de Veranópolis no cultivo da maçã no Brasil, o município também reconhecido como a Terra da Longevidade mais uma vez abraçou a Femaçã, com o trabalho de 200 voluntários, coroando a edição deste ano como uma das principais festas comunitárias do Sul do país.
Um dos destaques do último fim de semana foi o show com Alexandre Pires, no sábado (22). Cerca de 3,2 mil pessoas dançaram por três horas ao som do "Baile do Nêgo Véio 2”, que resgatou os principais hits dos anos 1990. No último dia 15, a dupla César Menotti e Fabiano já havia lotado o Ginásio Leonir Farina, com a apresentação “Os Menotti”, para um público de 3 mil fãs.
Abba Experience fechou programação de shows
Logo após a cerimônia de encerramento, quem fechou a programação de shows foi o Abba Experience, no palco Gala, com uma apresentação tributo a uma das bandas mais lendárias da história da música pop. Hits como “Mamma Mia” e “Dancing Queen” colocaram o público para dançar no Ginásio Leonir Farina.
Ao longo das duas últimas semanas, eventos esportivos também fizeram parte da programação da XI Femaçã. Um dos destaques foi o Encontro de Carros Antigos e Aviões, no dia 16, que contou com a participação de 700 automóveis e 13 aeronaves e movimentação de cerca de 10 mil pessoas. Na mesma data foi quebrado o recorde de bilheteria em um único dia, com 18 mil pessoas no Parque de Exposições José Bin.
Artistas como Claus e Vanessa, Barbarella, João Luiz Corrêa, Carlos Magrão, The Beatles no Acordeon, Quarteto New Orleans, Orquestra de Sopros e Coro de Veranópolis, a final do 2º Femaçã Kids e dezenas de músicos da região e do Estado estiveram entre as 100 atrações do evento.
Além das opções musicais, culturais, esportivas e atividades com interação para as crianças, os visitantes tiveram à disposição duas praças de alimentação, com 12 opções gastronômicas. O Espaço da Longevidade apresentou 16 atividades voltadas à saúde e bem-estar da melhor idade, com temas que foram desde a importância dos exercícios físicos, cuidados com a alimentação e com as medicações até a prevenção a golpes.
Espaço das Comunidades estreou com sucesso
De forma inédita, a Femaçã contou nesta 11ª edição com uma área destinada às comunidades do interior de Veranópolis, que celebra neste ano os 125 anos de emancipação do município. No espaço, 11 capelas retrataram os costumes e as tradições que fizeram e ainda fazem parte da história dos moradores. Cerca de 60 integrantes de Lajeadinho, Monte Bérico, Nossa Senhora da Paz, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Izidoro, São Francisco do Retiro, São José da Primeira, São Valentim, Sapopema e Vila Azul compartilharam suas vivências com o público.
Comentários