Aquarelas de Antonio Giacomin revisitam a história dos Capuchinhos no RS
Baixar ÁudioExposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas inaugurou dia 23 de março no MusCap em Caxias do Sul
O desafio de recriar e colorir personagens, cenários e ambientes para um conjunto de fotografias históricas inspirou o artista plástico Antonio Giacomin a assinar a exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas, que inaugura dia 23 de março no Museu dos Capuchinhos (MusCap), em Caxias do Sul. As 50 telas que compõem a mostra integram o projeto Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos, que apresenta ainda 20 álbuns fotográficos que passaram por processo de conservação e restauro e integram a Coleção de Fotografias do MusCap.
As aquarelas que Giacomin expõe no MusCap reconstituem boa parte da história da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul graças também à riqueza do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Sob o olhar lúdico e sensível do artista, os costumes, as vestimentas e o cotidiano dos frades ganharam novas impressões e peculiaridades, sugerindo um olhar ainda mais atento para as imagens retratadas, em sua maioria em preto & branco, há muitos anos atrás.
O Projeto Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos surgiu da necessidade de conservar e proporcionar acesso a 20 álbuns fotográficos do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Aprovado pela LIC, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/RS, com apoio cultural das Empresas Randon e da Tua Rádio São Francisco e Mais Nova. O projeto foi executado entre março e junho de 2019, e os profissionais envolvidos realizaram a conservação, restauração, digitalização e catalogação de 20 álbuns fotográficos e um total de 1800 fotografias.
Antonio Giacomin concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática. Confira na íntegra (acima).
Comentários