Espetáculo teatral e oficinas gratuitas do projeto Livro Que Te Quero Ao Vivo ocorrem no fim de semana
Baixar ÁudioTerá lançamento do filme "Primum - O Grande Livro Mágico e atividades com a escritora
Mais ações do projeto cultural Livro Que Te Quero Ao Vivo ocorrem em Caxias do Sul no próximo fim de semana. As atividades fazem alusão à série literária Primum – O Primeiro Livro do Mundo, da escritora caxiense Vivi Costa. Após visitar escolas públicas e promover bate-papos com a escritora e personagens, a iniciativa apresenta a peça teatral “A Magia do Livro”, no próximo sábado (24), no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura. No domingo (25), o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho se transformará no reino de Castrum, com oficinas gratuitas para crianças das 14h às 17h. Também ocorrerá a estreia do filme “Primum - O Grande Livro Mágico”, em três sessões que já estão com ingressos esgotados.
A série literária é composta por oito livros que contam as aventuras dos feiticeiros Carmina e Magnus. Eles precisam viajar para vários países após terem acidentalmente destruído o Primum e espalhado seus pedaços pela Terra. Nessa jornada, contarão com a sabedoria dos amigos e precisarão fugir das artimanhas do vilão Málik. É um convite para os estudantes viajarem pelos cinco continentes, conhecendo diversas culturas e valorizando a importância dos livros e das amizades.
Ao longo do mês, o projeto fez cinco visitas a escolas públicas na cidade. Nas oportunidades, é exibido o filme “Primum - O Grande Livro Mágico” em primeira mão. Os estudantes também apresentam os trabalhos realizados a partir dos livros, que foram doados às bibliotecas. Alunos e professores tiveram a oportunidade de interagir com a escritora e com os personagens.
Para assistir à peça teatral, no sábado, basta retirar ingressos gratuitamente na bilheteria da Casa da Cultura. Para as oficinas do domingo, não é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes poderão escolher entre mágica, ilustração, origami, acessórios e varinhas mágicas, além de participarem de uma sessão de autógrafos, cabine de fotos e contação de histórias. Na oportunidade, os livros da série estarão sendo vendidos pelo preço promocional de R$ 20. Quem adquirir o box completo terá desconto e receberá brindes.
Também no domingo, ocorre a première do filme “Primum - O Grande Livro Mágico”, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, também no Ordovás, em três sessões: às 13h15, 15h e 17h. Todas esgotaram em menos de 24 horas após a abertura da distribuição dos ingressos pela plataforma online Sympla. O filme é produzido pela Foco 3 Produções e tem a direção de Nando Lemes, ambos de Caxias do Sul. A proposta promete surpreender com a qualidade e com efeitos especiais computadorizados, especialmente nas cenas de feitiços. O média-metragem seguirá sendo exibido nas visitas às escolas públicas por onde o projeto passar.
A produtora cultural Luana Folchini e a escritora Vivi Costa, concederam entrevista sobre a iniciativa. Confira o conteúdo na íntegra em áudio (acima).
A saber:
1) Todos os produtos relacionados ao projeto são acessíveis: os livros têm versão com audiodescrição, o teatro terá intérprete de LIBRAS e o filme terá versão com audiodescrição e legendas adaptadas. O projeto cultural seguirá sua agenda pelos municípios da região. O cronograma completo pode ser conferido em https://www.livroaovivo.com.br/.
2) O média-metragem Primum – O Grande Livro Mágico irá retratar quem são Carmina e Magnus, como e por que se tornaram os guardiões do livro Primum e por que o vilão Málik quer impedi-los de encontrar os pedaços perdidos.
3) A obra foi gravada nas cidades de Monte Belo do Sul, Garibaldi, São Francisco de Paula, Gramado e Montenegro. As filmagens começaram em setembro de 2022 e seguiram até novembro. Compõem a equipe de atuação 24 atores com papeis de destaque e cerca de 60 pessoas que atuaram em pequenos papéis e figuração. Uma equipe de 25 pessoas fez a produção, com a direção, fotografia, arte, técnica de som, pós-produção e desenvolvimento de trilha sonora. Todos os profissionais são de Caxias do Sul e região da Serra, valorizando os talentos locais.
4) A ação cultural é realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultural Federal e conta com o patrocínio de empresas, por meio de incentivo fiscal. A produtora Foco 3 Produções, que desenvolveu o média-metragem, também abriu mão de cachês e adicionou recursos, sendo apoiadora cultural. Ainda, a prefeitura de Monte Belo do Sul apoiou a iniciativa com recursos durante as gravações no município. A Vinícola Peterlongo, de Garibaldi, a Fantastic House e o Hotel Alameda, de Gramado e a Pousada Riggon, de São Francisco de Paula apoiaram com as locações do filme.
Comentários