Abertas as inscrições para curso profissionalizante de teatro na Tem Gente Teatrando
Escola de Caxias do Sul é a única do interior gaúcho a fornecer registro profissional para atores e atrizes
Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso profissionalizante de teatro da Tem Gente Teatrando. A escola de Caxias do Sul é a única do interior gaúcho habilitada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED/RS) para fornecer o DRT, registro profissional de atores e atrizes. As aulas começam em fevereiro e seguem até janeiro de 2024. Interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro pelo WhatsApp (54) 99169-7586.
Nesta edição, o curso terá seis horas de atividades semanais, divididas em dois encontros presenciais: às terças e quintas, das 19h às 22h. No último sábado de cada mês, é realizado o tradicional encontrão, das 9h às 19h, com disciplinas teórico-práticas ministradas por professores convidados. A idade mínima para participar é 16 anos. Ao todo, são 25 vagas.
Diferentemente das edições anteriores, que duravam quatro semestres, a nova edição do curso será realizada em 12 meses. A carga horária segue a mesma das primeiras turmas, mas concentrada em dois semestres. No percurso de aprendizagem, os alunos terão disciplinas de cenografia, figurino, história do teatro, direção, atuação para o audiovisual e estilos de interpretação, como bufão, palhaçaria e teatro de sombras. O curso também contempla a parte técnica de montagens teatrais, como criação e operação de iluminação e sonoplastia.
A turma será acompanhada pelo ator e professor Fábio Cuelli. Mestrando em Artes Cênicas e graduado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cuelli é mascareiro, produtor cultural e cofundador do grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre. O profissional pesquisa o uso da máscara teatral como instrumento pedagógico na formação de artistas. Possui como base para seus estudos os cursos de Commedia dell’Arte na Academia Teatrale Veneta, realizado em 2012, e o curso Sommer Akademie ministrado pela companhia alemã Familie Flöz, em 2014. Já ministrou cursos em vários estados brasileiros, em sedes de grupos e companhias, e também na Itália, em 2022.
O participante que cumprir todas as atividades e for aprovado pela banca avaliadora receberá o registro profissional, documento exigido para atores e atrizes em trabalhos profissionais em emissoras de TV, produtoras de cinema e publicidade, estúdios de dublagem e atuação em teatro a nível profissional. As duas primeiras edições do curso foram responsáveis por formar 67 novos profissionais do teatro.
O produtor cultural Sandro Martins, fala sobre o curso em entrevista ao programa Temática. Confira o conteúdo completo no link https://fb.watch/ibKyGPn7H9/
Comentários