Livro ‘Anoema: A História Não Esquece’, revisita episódio trágico de Caxias do Sul durante a Segunda Guerra
Obra da escritora Tania Scuro Mendes terá lançamento on-line neste sábado
Há quase um ano a escritora Tania Scuro Mendes finalizou a obra “Anoema: A História Não Esquece”. Adiado por causa da pandemia, o lançamento do livro, que sai pela editora Age, será feito em formato on-line neste sábado, às 16h, no Facebook da autora. Para este lançamento foi produzido um vídeo em que Tania fala sobre seu romance histórico-ficcional que aborda a história de Caxias do Sul na primeira metade da década de 1940.
O trabalho é resultado de uma extensa pesquisa para constituir seu plano de fundo com aspectos culturais, políticos e econômicos, chamando a atenção para a ambientação e contextualização da época.
O romance é um pretexto para abordar os reflexos da Segunda Guerra Mundial em Caxias do Sul, especialmente no que se refere ao fato de seus descendentes italianos, proibidos de falarem seus dialetos devido à política nacionalista, integrarem tropas da Força Expedicionária Brasileira, e terem ido lutar na Itália contra a Itália, ainda que essa cidade tenha sido fundada por imigrantes italianos.
A trama foi inspirada em fatos reais, a partir da explosão de uma fábrica de arsenal bélico em Caxias durante a Segunda Guerra.
“É um momento bem delicado da história da cidade de Caxias do Sul e que deixou marcas significativas na própria cultura caxiense. Essa passagem histórica não tinha sido, até então, abordada pela literatura local. Convido todos, então, a lerem porque é uma historia fantástica que merece a nossa atenção”, disse a escritora em entrevista ao programa Café & Cultura.
Autora também do livro “Alguém Abre a Porta? - Crônicas que saem de lugares comuns”, em 2018, Tania Scuro Mendes é Mestre e Doutora em Educação (UFRGS) na linha de pesquisa em Psicologia Cognitiva, atuando por mais de 30 anos em diferentes níveis de ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica.
O vídeo para o lançamento on-line é produzido pela Xamã Filmes, do diretor Daniel Vargas. O lançamento da obra integra a programação da Semana de Caxias do Sul 2021.
O projeto é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Marcopolo, Banco Moneo e Guinchos Vanin. A revisão é de Germano Weirich e a produção cultural é de Cristina Nora Calcagnotto.
Ouça e entrevista completa AQUI.
O que: Lançamento on-line do Livro Anoema: A História Não Esquece, de Tania Scuro Mendes
Quando: sábado, 19 de junho, às 16h
Onde: Facebook da autora
(https://www.facebook.com/tania.scuromendes).
Quanto: R$ 40,00 (quarenta reais), na Do Arco da Velha Livraria e Café.
Comentários