Sancionada lei que reconhece oficialmente o Monumento ao Imigrante como símbolo de Caxias
Ato ocorreu na manhã de segunda-feira, abrindo oficialmente a programação da 13ª Semana Nacional de Museus
A lei que reconhece oficialmente o Monumento Nacional ao Imigrante como símbolo de Caxias, foi sancionada na manhã desta segunda-feira, 18, pelo Prefeito Alceu Barbosa Velho. O ato ocorreu no espaço interno do Monumento, marcando a abertura da programação da 13ª Semana Nacional dos Museus.
O Monumento ao Imigrante foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954 pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Inicialmente foi idealizado para homenagear os colonizadores da Serra Gaúcha e a imigração italiana no Estado, porém sua destinação foi alterada um ano antes da sua inauguração, em 1953, pela Lei nº 1.801, que determinou que fossem homenageadas todas as etnias que contribuíram para a povoação e progresso do Brasil, passando a ser um monumento nacional.
Dentro da 13ª Semana Nacional do Museu na manhã desta segunda-feira foi aberta à visitação ao AMARP e à exposição Gravar/Desconstruir/Reconstruir de Clara Koppe, com conversa e oficina de gravura com a artista.
A atividade é promovida pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura. Às 14h, ocorre a palestra Museus para uma sociedade sustentável - soluções naturais para patologias e gerenciamento de resíduos com Liziane B. Cripta no Museu dos Capuchinhos.
Comentários