26º Entrevero Farroupilha da Fundação Marcopolo ocorre de hoje até domingo com atrações culturais
Baixar ÁudioEntre os destaques do evento estão a homenagem a Jorge Boca de Sino e o show Causos e Gaitas
Foto: Cleimar Samson
O Entrevero Farroupilha, realizado pela Fundação Marcopolo, retorna ao seu formato presencial entre os dias 16 e 18 de setembro repleto de novidades. Para celebrar esse reencontro com os colaboradores e familiares da Marcopolo e empresas coligadas, a 26ª edição do Entrevero qualificou sua programação artística com atrações que resgatam a cultura gaúcha, consolidando-se assim como uma legítima festa Farroupilha.
O principal diferencial deste Entrevero é a homenagem que presta a Jorge de Oliveira Rodrigues, o Boca de Sino, repentista, trovador, cantor e compositor do distrito de Criúva e uma referência para a cultura regional. Outro destaque da festa é o show Causos e Gaitas, baseado na série documental homônima apresentada pelo acordeonista Rafael de Boni e que busca desvendar as origens da música serrana. A apresentação terá como convidados especiais o homenageado, Boca de Sino, e o acordeonista Gilney Bertussi. A programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Fundação Marcopolo.
A programação contempla ainda outros números regionais de música, teatro e dança, contação de histórias e lendas gaúchas, oficina de chimarrão, brincadeiras e, claro, o tradicional churrasco.
Luciano Balen, coordenador da Fundação Marcopolo, concedeu entrevista ao programa Temática na manhã de hoje para ampliar o assunto. Confira o conteúdo completo em áudio acima.
Sobre o homenageado: o repentista, trovador, cantor e compositor Jorge de Oliveira Rodrigues, o Boca de Sino, é um guardião vivo da memória da tradicional Festa do Divino, do distrito de Criúva, em Caxias do Sul. Desde a infância, faz versos de improviso nas formas de trova gaúcha, sendo campeão de incontáveis rodeios e festivais. Em 2010, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular de Caxias do Sul.
Comentários