Documental apresenta série de vídeos que mostram As Capelas de Forqueta
Os relatos são dos moradores dos 14 lugares onde estão as edificações
Foto: Saimon Fortuna
O projeto As Capelas de Forqueta reúne 14 produções audiovisuais mostrando as edificações religiosas, sua história e particularidades, incluindo depoimentos dos moradores e freqüentadores destes espaços. O material já disponível em site criado para esta finalidade (https://sites.google.com/view/ascapelasdeforqueta).
Em nenhum outro lugar há mais capelas do que em Forqueta, uma das quatro regiões administrativas de Caxias do Sul (RS), situada a 15 quilômetros da sede administrativa municipal.São Vigílio, São Martinho, Menino Deus, São João, Santos Anjos, São Roque, Nª Srª da Salete, Nª Srª de Loreto, Santo Antônio do Cerro da Glória, São Cristóvão, São Valentin, São José da Linha Feijó, Nª Srª das Graças e São Peregrino são as capelas mostradas na série e que fazem parte da paisagem religiosa, cultural e turística do interior de Forqueta.Todas as 14 capelas pertencem à jurisdição da Paróquia de Santo Antônio.
Dirigidos por Robinson Cabral, com trilha sonora composta pelo músico Rafael De Boni, imagens de Saimon Fortuna e Breno Dalla Zen e produção de Melissa Piamolini, Elvio Pizzi e Israel Padilha, os vídeos mostram imagens de cada uma das capelas, seus santos e suas características arquitetônicas. O material é entremeado por depoimentos que falam das memórias e das histórias dessas comunidades, seus moradores e suas festas com farta gastronomia. Assim, a série traça mais do que um perfil sobre cada um dos lugares, mas se constitui num significativo material que se organiza como um acervo de história oral com informações registradas para a posteridade.
Além da importância do registro audiovisual do território sócio-cultural de Forqueta e suas capelas, o projeto também colabora para fomentar o turismo religioso e cultural por estes locais que guardam simplicidade, pureza, encanto e amor pela vida na colônia sempre permeada pela religiosidade em seus cânticos e orações. As visitas podem ser feitas por diferentes roteiros, todos com a garantia de um encontro com as belezas naturais dos lugares e a afetividade de seus moradores. O projeto também prevê a distribuição de um livreto com informações de cada capela e, nele, um QRcode que direciona para o vídeo postado no site.
A série As Capelas de Forqueta mostra também que o surgimento destas edificações se caracteriza como uma verdadeira lição de união e sentido de comunidade. Afinal, a construção e manutenção destes espaços partiu dos próprios moradores de cada localidade. Aprendeu-se a trabalhar junto, repartir, brigar e perdoar-se, escolher diretorias e fazer assembleias. E estas capelas, muitas delas hoje já centenárias, foram a escola de tudo isto.
O diretor, Robinson Cabral, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira o conteúdo aqui https://fb.watch/hq_gG8wGQO/.
Comentários