'São Pelegrino Quem Te Viu Quem Te Vê' será lançado dia 17 de agosto em Caxias
Ana Seerig, Tânia e Charles Tonet autografam o livro na próxima semana no shopping San Pelegrino
As transformações ocorridas na paisagem urbana que nos cerca foi o fator que motivou Ana Seerig, Charles e Tânia Tonet a desenvolverem uma pesquisa de dois anos sobre o bairro São Pelegrino de Caxias. Da iniciativa surgiu a ideia de escrever um livro, que será lançado dia 17 de agosto, a partir das 19h30, no Shopping San Pelegrino.
“São Pelegrino Quem Te Viu Quem Te Vê” tem o selo da Editora Belas-Letras e o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). A obra é uma parceria entre a Três Tempos Memória Corporativa, o produtor cultural Cláudio Troian e o Shopping. O livro também conta com um ensaio fotográfico atual do bairro feito por Guilherme Jordani. O principal objetivo é estimular a preservação do patrimônio histórico cultural, de modo a incentivar possíveis discussões acerca do assunto.
A obra não se trata de um trabalho de memória arquitetônica, mas de um registro da evolução urbana através de imagens do passado e de fotos recentes, bem como de depoimentos de antigos e atuais proprietários. Alguns espaços públicos e estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, incluindo a área educacional, participaram da pesquisa espontaneamente e também cederam fotos antigas para publicação. Completam o livro imagens do acervo Casa de Memória São Pelegrino e do Arquivo Municipal João Spadari Adami.
O lançamento integra a programação da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul e ocorre no Espaço de Eventos, que fica no 1º andar do Shopping, em frente às Lojas Renner.
Trilhas de São Pelegrino
Também durante o dia 17, a partir das 14h, ocorre um passeio pelas principais ruas do bairro com o objetivo de apresentar os locais que foram retratados no livro. O roteiro é formado por sete pontos principais, com saída da Praça João Pessoa.
A segunda parada é na rótula de São Pelegrino, com explanação sobre a igreja, Colégios La Salle e São Carlos e Pastifício Caxiense. Na sequência haverá uma caminhada pela Avenida Rio Branco, até a Praça do Trem, que abordará a antiga Estrada Rio Branco, Hotel Paternoster, E.E. José Penna de Moraes, Brasileira de Vinhos e Mosele.
Os participantes retornarão pelo mesmo caminho e fazem nova parada na Avenida Júlio de Castilhos para falar sobre o Cine Real, Marmoraria Cia e Armazém Zatti. Na rua Moreira César, serão lembradas as histórias da Praça da Bandeira, Vinícola Rio-Grandense e da Andreazza. O retorno ocorre pela Sinimbu.
Na rua Coronel Flores a explanação será acerca dos moinhos Progresso e Germani. Já na Augusto Pestana serão abordadas as memórias da Vinícola São Victor e da Estação Férrea. O fim do trajeto ocorre na Biblioteca do Parque.
A visitação deve contar com a presença do vereador Gustavo Toigo, autor do projeto da Semana de Preservação do Patrimônio Histórico, Liliana Alberti Henrichs, coordenadora do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias, Rúbia Mossi Frizzo, secretária de Cultura do município, Tânia Tonet e Ana Seerig, duas das autoras do livro. Toda a comunidade está convidada a participar do passeio pelo bairro.
O bairro
Caxias do Sul nasceu em São Pelegrino, onde situava-se o Campo dos Bugres, que detém a parcela mais significativa do patrimônio edificado da cidade. Dentre eles, a pesquisa abordou o Largo da Estação, Cine Real, inúmeras empresas, a Praça da Bandeira (cenário de sucessivas ocupações, marcando diferentes estágios de Caxias), a Igreja de São Pelegrino e um trecho da Estrada Rio Branco – hoje, Avenida Rio Branco (primeira via de acesso dos imigrantes à Colônia Caxias), entre tantos outros locais.
Serviço
Lançamento do livro “São Pelegrino Quem Te Viu Quem Te Vê”
Data: 17 de agosto
Horário: 19h30
Local: Shopping San Pelegrino (Avenida Rio Branco, 425, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul)
Entrada franca
Comentários