Projeto que torna Caxias do Sul Capital Estadual dos CTGs pode ajudar a conseguir verbas para a Semana Farroupilha em 2020
Baixar ÁudioMatéria foi protocolada na Assembleia Legislativa, nesta semana
Um projeto de lei pode transformar Caxias do Sul na Capital Estadual dos CTGs (Centro Estadual de Tradições Gaúchas). A matéria foi ideia dos vereadores Rafael Bueno (PDT) e Ricardo Daneluz (PDT), que foi protocolada pelo deputado estadual Luiz Marenco (PDT), nesta semana, na Assembleia Legislativa. O objetivo é trazer visibilidade para cidade, além de incluir a Semana Farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado.
Conforme a justificativa, Caxias do Sul já é conhecida, de modo informal, como a capital mundial dos CTGs, uma vez que, dados do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), mostram que existem 68 entidades, além de mais 30 instituições similares, o que torna o município no maior abrigo de CTGs do Brasil, passando Porto Alegre e Santiago, que vêm logo atrás. Conforme Bueno, a proposta vai ajudar as organizações a conseguir verba estadual e federal para fomentar a cultura gaúcha. Ele ainda afirma que o projeto auxiliará o turismo caxiense, uma vez que a cidade estaria “penando nessa área”.
“A partir desse projeto de lei, Caxias do Sul, que está penando na área turística, passando vexame a nível nacional, poderia obter recursos estaduais e federais para fomentar a Semana Farroupilha, ajudando as entidades envolvidas, e, também, na questão de apresentações artísticas e culturais”, conta.
Bueno destaca que o projeto não vai demorar a ser aprovado e ressalta o impacto na cidade de uma lei que colocaria Caxias do Sul como referência cultural gaúcha. “É desenvolver a questão turística da cidade, uma vez Caxias do Sul tornando-se Capital Estadual dos CTGs, consequentemente, ela torna-se a capital do mundo.”, coloca.
Mais representatividade
O texto lista outros dados para embasar a matéria, como a existência de 350 acampamentos, que envolvem 10 mil pessoas na Semana Farroupilha, a programação artística com mais de 100 apresentações, além de estimar um público de 250 mil visitantes na época dos festejos. Segundo Bueno, a ideia é efetuar um projeto para tornar a cidade como capital nacional, o que traria maior representatividade em Brasília. A vontade é inserir a celebração em Caxias do Sul no Calendário Nacional de Eventos.
“Traria a representatividade, tornando a cidade conhecida a nível nacional, não somente deixando aqui no Rio Grande do Sul esse projeto aprovado, mas torna-lo reconhecido em todo o Brasil. Queremos e vamos tornar Caxias do Sul a Capital Nacional do CTG, assim como coloca-la no Calendário Nacional de Eventos.”, afirma.
Agora, a matéria será analisada pelas Comissões da Assembleia, para só então ir a plenário para discussão e votação.
(Ouça a matéria abaixo do título da notícia).
Comentários