Federação Russa é a grande campeã do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata
Cerca de 20 mil pessoas participaram da 20ª edição do FIFNP, que teve ainda China e Hungria como segundo e terceiro colocados
A 20º edição do Festival Internacional de Folclore (FIFNP) movimentou Nova Prata de 7 a 11 de agosto. O evento que atraiu cerca de 20 mil pessoas foi eleito quatro vezes consecutivas como o melhor da modalidade no mundo. As noites de espetáculos no ginásio Alcides Tarasconi, além do público diário de mais de 1,5 mil pessoas, contaram com cerca de 200 mil visualizações por meio das plataformas digitais.
Com o tema “De um agosto que lembro”, a instituição artística Bailado Gaúcho recebeu grupos estrangeiros e grupos locais para apresentações e competições de dança. Ao todo foram quase 500 bailarinos, além de membros das delegações. A 20ª edição também contou com a mobilização de uma equipe de mais de trezentos voluntários.
A programação contou ainda com as feiras do livro, artesanato e agroindústria, gastronomia e comércio. A estimativa é que o evento tenha movimentado mais de R$ 6 milhões.
Campeonato Mundial de Danças da FIDAF
O Festival de Nova Prata é o único nas Américas a sediar um campeonato de danças folclóricas: o FIDAF Brazil World Championship. Este ano, Argentina, México, Hungria, Federação Russa, Alemanha, África do Sul e China competiram pelo título de campeão.
O concurso internacional de danças folclóricas avalia itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. O grupo que levou o título de campeão veio da Federação Russa, seguido por China e Hungria. E quem conquistou o coração dos espectadores, arrematando o Prêmio do Público, foi o grupo que veio da Argentina.
Grupos de sete países participaram do campeonato mas, outros nove grupos locais marcaram presença no festival, junto ao anfitrião do evento, o Bailado Gaúcho. Em 2025, o festival será realizado entre os dias 3 e 7 de setembro.
Comentários