Sarau 'Nós Por Nós – Cordel com Rap' reúne poeta pernambucano e rapper caxiense
Encontro de músicos está marcado para o dia 15 de maio, no Teatro do Sesc Caxias do Sul
Foto: Divulgação
No dia 15 de maio, Caxias do Sul recebe o Sarau “Nós Por Nós – Cordel com Rap”, com o educador social e rapper caxiense Chiquinho Divilas e o músico e poeta pernambucano Clécio Rimas. Na oportunidade, haverá apresentação com participação especial do DJ Hood e das crianças do projeto CAMI São José, do professor Gê, do Grupo Essência Crew. Além disso, o Sesc local promoverá três oficinas com foco na rima de Cordel, acompanhado de Divilas, em escolas públicas do município. A apresentação está marcada para as 19h30, no Teatro do Sesc (Rua Moreira Cesar, 2462), com entrada franca. Já as oficinas ocorrem às 10h20 e às 14h, do mesmo dia, e no dia 16, às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3221-5233, no site www.sesc-rs.com.br/caxias_do_sul e na página www.facebook.com/sesccaxiasdosul.
Natural de Serra Talhada, Clécio Rimas é poeta, autor de diversos cordéis, DJ e produtor, explora sonoridades sertanejas e do cancioneiro popular brasileiro aliado às novidades do cenário global. O pernambucano mistura estilos inusitados, entre eles: coco com moombahton; embolada com raggamuffin; baião e cumbia; forró e música dos bálcãs. Utiliza a música, o cordel e diversas linguagens como o hip hop para aproximação social.
Já Chiquinho Divilas é Relações Públicas, pós-graduado e está fazendo mestrado em "Diversidade Cultural e Inclusão Social" na Feevale, pois como ele mesmo diz “o estudo é a cura”. É por meio da linguagem e dos elementos do Hip Hop que ele acessa periferias, penitenciárias, escolas públicas e privadas e até a zona rural. Natural de Caxias do Sul, foi criado na comunidade do Bairro Beltrão de Queiróz. Já recebeu prêmios e diversas homenagens da Prefeitura, Câmara de Vereadores e outras entidades como uma forma de reconhecimento pelo trabalho que ele desenvolve há alguns anos.
Hoje, o Divilas é inspiração para muitos jovens, e tornou-se símbolo do trabalho comunitário e cultural na cidade e região, utilizando o rap como material didático dentro da sala de aula e em outros projetos de recuperação social.Sua história virou inspiração e, em 2016, foi lançado o livro "Poetas Divilas - vida e trajetória do rapper Chiquinho", que conta o seu envolvimento com o rap, iniciado ainda na adolescência, quando ele e os colegas de escola perceberam que eram tratados assuntos de relevância social nas letras das músicas trazidas de São Paulo.
Sarau “Nós Por Nós – Cordel com Rap” – Caxias do Sul
Com o educador social e rapper caxiense Chiquinho Divilas, e o músico e poeta pernambucano, Clécio Rimas.
Participação especial do DJ Hood e das crianças do projeto CAMI São José, do professor Gê, do Grupo Essência Crew.
Data: 15 de maio
Horário: 19h30
Local: Teatro do Sesc (Rua Moreira Cesar, 2462)
Entrada franca
Comentários