Obras de arte da Alemanha instigam reflexão sobre o futuro no Margs
Mostra poderá ser visitada de 14 de maio a 18 de julho
O Memorial do Rio Grande do Sul abre, dia 14 de maio, às 19h, a exposição Future Perfect - Arte Contemporânea da Alemanha. O lançamento, promovido pelo Instituto de Relações Exteriores da Alemanha (IFA), Goethe-Institut, Secretaria da Cultura e Memorial do Rio Grande do Sul, com apoio do Margs e do Museu de Arte Contemporânea, contará com a presença do curador, Phillip Ziegler.
Antes da abertura, às 17h, no auditório da instituição, haverá uma palestra do secretário-geral do IFA, Ronald Grätz, sobre Política Cultural Internacional. O encontro será mediado pelo diretor do Margs, Paulo Amaral, com a participação do secretário da Cultura, Victor Hugo.
A exposição terá visitação gratuita e reunirá filmes, fotografias, esculturas, objetos, pinturas e colagens de 16 artistas que trabalham com a imaginação do futuro e com especulações sobre o curso da História. O título refere-se ao tempo verbal que expressa a conclusão de uma ação no futuro: uma coisa terá sido.
A partir dessa perspectiva, a mostra questiona: se o futuro já pode ser percebido como passado concluído, como podemos, então, ainda elaborar cenários de futuro, especular e abandonar padrões tradicionais de pensamento?
A exposição suscita também uma reflexão sobre as promessas de futuro. Podemos ainda chegar a um consenso com base na hipótese de um futuro perfeito? Como os artistas, através de sua relação com material, forma, narração e imaginação, se posicionam frente a isso? Como eles refletem o passado de maneira nova? Onde veem possibilidades de ação?
A visitação ao Future Perfect irá até 18 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 17h.
Comentários