Serra Gaúcha no Mapa da Música da América do Sul
Festival Brasileiro de Música de Rua anuncia artistas do Nordeste e Norte do Brasil, promove o intercâmbio com outros países do continente
Foto: Maia Alcire
Serra Gaúcha, região conhecida por seus ótimos vinhos e gastronomia, também é lugar onde acontece o maior festival de música de rua do país. De 17 a 19 de março, Caxias do Sul sedia a primeira etapa da 6ª edição do Festival Brasileiro de Música de Rua. Palco de uma programação diversa e 100% gratuita, o Festival reunirá atrações nacionais e internacionais, representando os diversos sotaques brasileiros e da América Latina.
Nesta edição o público poderá conferir Felipe Cordeiro (PA), Manu Sija (ARG), Lorena Nunes (CE) e Yangos (RS), entre outros expoentes da nova música latino-americana.
Esta etapa do festival conecta o sul, norte e nordeste brasileiros com Argentina, Chile e Uruguai, dando visibilidade também a artistas locais. Do Pará, o Pop Tropical de Felipe Cordeiro, mistura lambada, guitarrada e carimbó. Da nova cena musical argentina, Manu Sija toca diversos instrumentos, e usando a tecnologia, criando camadas de batidas, violinos e violões, mesclando folclore ao jazz. De Pernambuco, Clayton Barros, fundador do Cordel do Fogo Encantado, promete encantar o público com o projeto “Violeiro Elétrico”, perambulando pelas ruas de Caxias do Sul.
Realizado anualmente, um dos objetivos do festival é divulgar o trabalho de novos artistas e promover encontros inusitados, é o caso de De Ros e Sabar África, o virtuosi da guitarra com os tambores do imigrantes senegaleses e ganeses de caxias do sul. Do Ceará, Lorena Nunes, leva ao festival seu trabalho “Ouvi Dizer que Lá faz Sol”. Bernardo Bravo, carioca radicado em Curitiba, com seu último disco COYOH apresenta um universo pop e barulhento.
Com disco lançado pelo selo Natura Musical, os sergipanos da Coutto Orchestra levam samba de coco e o xote com roupagem eletrônica. Os YANGOS, grupo que foi destaque na SIM São Paulo, entregam a energia da música gaúcha contemporânea com tangos e milongas. A cantautora Lucia Merico trará do Uruguai sua expressividade folclórica. Outra atração é a estreante Vic Limberger, com sua poesia juvenil que trafega pela bossa-nova e pop.
Camarones Orquestra Guitarrística, banda potiguar de rock instrumental dançante. Catavento, de Caxias do Sul, une psicodelia à juventude de seus integrantes. Circo da Silva do Chile, atração especial para o público infantil. Magabarat duo instrumental também de Caxias, com referências que vão do jazz ao eletrônico. Do Chile, o pesquisador QOWASI transita entre a música ancestral indígena e o indie.
A primeira etapa da sexta edição do Festival Brasileiro de Música de Rua ocorre entre os dias 17 e 19 de março em Caxias do Sul e conta com concertos na Estação Férrea e Praça Dante Alighieri, além dos encontros da Incubadora da Música. O festival também vai acontecer nas Ruas de Caxias do Sul e outras cidades da Serra Gaúcha, porém com data à confirmar. A programação é totalmente gratuita e de classificação livre.
O Música de Rua é uma realização da De Guerrilha Produções e Sistema Fecomércio/SescRS Caxias do Sul. Conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, FAC/RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Funarte/Ministério de Cultura - Governo Federal.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SEXTA-FEIRA 17 DE MARÇO
Praça Dante Alighieri e Zarabatana Café
17h | Clayton Barros (Pernambuco) - Praça Dante Alighieri
18h | Lorena Nunes (Ceará) - Praça Dante Alighieri
19h | DJ Muzak (Caxias do Sul) - Zarabatana Café
20h | Jam de Integração - Zarabatana Café
SÁBADO 18 DE MARÇO
10h às 14h >> Incubadora da Música - Sesc Caxias do Sul
10h | Marketing Digital – com Thais Martíns/Social Media Natura Musical
10h30 | Conteúdo para Redes Sociais – com Thais Martins/Social Media Natura Musical
11h | O Fonograma e a Era Digital – com David Dines/Tratore
11h40 | Pra que serve um selo?? - com Jonas Bender Bustince/Honey Bomb
12h00 Almoço/Intervalo
13h | Passaporte Latino-América – com Mayra Rizzo/Conexão Latina e Paula Rivera/MMF LATAM - Agencia PR producciones - Sector Música del Min. Cultura Argentina
13h30 | Conexão Festivais Brasileiros – Lucas Hanke / Marquise 51 , Anderson Foca e Ana Morena Tavares / DoSol , Bernardo Bravo / Psicodália , Tomás Seidl / Mississippi Delta Blues Festival , Sarah De Almeida Brito e Paulo Zé Barcellos Filho / Morrostock , Rafael Bandeira / Festival Ponto.CE , Leonardo Ferrolho / Paralela
14h | Pra onde vai a Música como negócio? - Tita Sachet / Sec. Mun. De Cultura de Caxias do Sul, Geraldinho Magalhaes / Casa de Fulô Prod
15h às 22h >> Festival na Estação
Magabarat (Caxias do Sul)
Catavento (Caxias do Sul)
Clayton Barros (Pernambuco)
Lorena Nunes (Ceará)
Lucia Merico (Uruguai/Argentina)
Bernardo Bravo (Paraná)
Manu Sija (Argentina)
Qowasi (Chile)
Camarones Orquestra Guitarrística (Rio Grande do Norte)
23h | Festa Oficial do Festival - Bem Caliente - Level Cult (R$20 até 00h, R$30 após)
DOMINGO - 19 DE MARÇO
>> Festival na Estação - das 15h às 20h na Estação Férrea
Circo da Silva (Chile/Brasil) Infantil
Sabar África + De Ros (Senegal/ Gana/ Brasil)
Vic Limberger (Caxias do Sul)
YANGOS (Caxias do Sul)
Coutto Orquestra (Sergipe)
Felipe Cordeiro (Pará)
--
Festival Brasileiro de Música de Rua 2017 #AmorPelaMúsica
Festival na Estação e Incubadora da Música
Dias 17, 18 e 19 de março de 2017, Caxias do Sul - RS
Local: Estação Férrea, Praça Dante Alighieri e Sesc Caxias do Sul.
Acesso Livre e 100% gratuito
Comentários