Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

‘O feminismo é justamente a consciência política’, diz Marcia Tiburi em palestra realizada em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

A palestra da filósofa e escritora reuniu cerca de 300 pessoas

Foto: Ivan Sgarabotto

A filósofa e escritora Marcia Tiburi realizou nesta noite de quinta-feira em Caxias do Sul, a palestra "Mulheres, Poderes e Vida Contemporânea". O evento promovido pela Rádio São Francisco reuniu cerca de 300 pessoas. A palestra tem o patrocínio do Sindiserv e o apoio do Intercity Hotéis e Posto Della Curva.

Graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia, a escritora Marcia Tiburi, falou sobre a história e a importância da mulher, que sempre esteve e está presente nas revoluções. "Todas nós somos pessoas absolutamente diferente”. Ainda conforme Marcia, todas as histórias e pensamentos sempre foram ideologias dos homens. "Só o feminismo pode mudar esta ideologia do chamado machismo".

Ela também comentou que o problema de gênero continua grande no Brasil, o que causa sofrimento na mulher, além da cultura do autoritarismo. "Estamos na cultura de alta violência contra as mulheres. Todo mundo conhece uma mulher que foi espancada na família".

A escritora Marcia Tiburi durante a palestra também comentou sobre o atual momento político. Ela pediu para as feministas se candidatarem neste ano de eleições e disse que o poder deve ser melhor utilizado. "A crítica tem que ser bem feita e não ser abstrata, por isso deve ter argumentos. O Brasil vive um cenário de depressão política".

Durante a palestra, a filósofa explicou sobre o feminismo e as diferenças de raças e classes. "O feminismo é justamente a consciência política. As mulheres trabalham demais em todas as áreas". Conforme ela, "as mulheres sempre tem que apresentar justificativa para dizer quem são, diferente do homem que não precisa". A Marcia explica que o poder da mulher e do homem são diferentes quando são analisados.

Segundo ela, a desigualdade sempre aconteceu no mundo, e isto principalmente ocorre nas classes mais baixas. "Todos os direitos das mulheres sempre passam pelo lugar estético e das marcações que sofreram. Hoje existe a cultura do desrespeito". A Marcia Tiburi relatou que existem um monte de mulheres que não querem mais serem mulheres, e sim feministas, justamente por causa do poder.

Por fim, a escritora e filósofa Márcia Tiburi falou sobre o poder da mídia, principalmente da televisão, que muitas vezes mostra a violência e criticou esta forma dos veículos de comunicação para conquistarem mais audiência. De acordo com ela, é necessário pensar um jeito melhor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais