Após assumir cargo no Ministério da Cultura, caxiense pretende melhorar acesso à leitura no Brasil
Volnei Canônica é o novo diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura. O caxiense é especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Canônica concedeu entrevista à jornalista Beverli Rocha, no programa Temática, nesta segunda-feira (10). Ele afirmou que o departamento pensa um novo sistema de bibliotecas públicas, mais acesso a livros e fortalecimento de bibliotecas comunitárias. A formação dos professores e mediadores de leitura também é artiuculada. Canônica defende que a literatura possa gerar benefícios econômicos.
“Acredito muito na união de esforços entre a sociedade civil, iniciativa privada e poder público. Sem esses atores discutindo como podem cooperar para a mudança de cenário, não poderemos avançar. A mudança social acontece quando eles estiverem em sinergia”, disse (Acompanhe em áudio)
Canônica foi um dos articuladores do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (Ppel) da Secretaria municipal da Cultura. Ele aponta como um desafio para a cidade, a formação de um Plano Municipal de Livro e Leitura.
Comentários