Lançada a 18ª edição do Passaporte da Leitura
O Passaporte da Leitura retoma os encontros presenciais com escritores e estudantes oferecendo aos educandos a possibilidade de contato com diferentes obras e diálogo com escritores durante a 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Nesta segunda-feira (08/08), na Biblioteca Parque, na Estação Férrea, foram apresentados os autores que irão trocar ideias com os alunos das escolas municipais da cidade. Nesta edição, participarão 11 escritores, 44 escolas e ao todo serão distribuídos 984 livros. São eles: Alexandre Camanho, Aline Abreu, Cléo Busatto, Cris Eich, Helena Gomes, Ernani Ssó, Odilon Moraes, Helô Bacichette, Milton Célio de Oliveira Filho, Maria Amália Camargo e Rosane Pamplona. Neste ano, após dois anos de ações virtuais em decorrência da pandemia, haverá atividades presenciais com alunos do município durante a Feira do Livro em outubro, além de participarem de outras ações, como bate-papos, oficinas e palestras durante o evento.
O Passaporte da Leitura é um dos mais consolidados projetos continuados de incentivo à leitura no país. As escolas participantes receberão sacolas com livros do autor. A partir de daí, essas histórias serão trabalhadas por professores, alunos e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes, para que sejam incorporados as suas bibliotecas.
Na oportunidade, os professores também tiveram a oportunidade de participar do workshop “Literatura e Animação: Narrativas fantásticas e seus signos” com os escritores e ilustradores Gio e Doug.
Sobre o projeto:
Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 177 mil estudantes; 213 autores, vindos de diferentes partes do Brasil; e distribuiu mais de 13 mil livros a cerca de 500 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “melhor ação de promoção da leitura”.
O Passaporte da Leitura é uma realização da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – PPEL.
Comentários