Estudantes de Jornalismo da UCS desenvolvem projeto a partir de imagens da quarentena
Fotografias do cotidiano do isolamento social estão expostas no Instagram @imagenscolaterais
O distanciamento social pode produzir muitas imagens e cenas interessantes, basta direcionar o olhar para encontrar a arte no cotidiano. Este exercício está sendo realizado por 10 acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do projeto Imagens Colaterais.
A iniciativa surgiu dentro da disciplina de Projeto Experimental I, ministrada pelo professor Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Júnior. Durante entrevista no programa Café & Cultura da Tua Rádio São Francisco, Álvaro explicou que logo no início do semestre, quando a turma estava pensando no projeto que seria realizado junto à comunidade, as aulas presenciais foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus. Porém, mesmo com a distância, o professor destacou que o trabalho de campo, fundamental para a disciplina, não deixou de ser realizado.
Os estudantes foram desafiados a fazer fotos com recursos que tivessem ao seu dispor como celular e câmeras profissionais ou não, que retratassem temas pré-estabelecidos: “conversas e carências”; “como enfrento o isolamento”, “os cômodos: adaptações/transformações”; “janelas em imagens laterais”; e “imagens no/do Instagram”. As imagens passam por uma curadoria do grupo e são postadas no Instagram do projeto (@imagenscolaterais).
Amigos, familiares, colegas de trabalho dos acadêmicos também foram convidados a compartilharem imagens produzidas na quarentena, por isso, além de fotografias de diversas cidades do Rio Grande do Sul, o projeto também conta com contribuições do exterior.
Para saber mais sobre a iniciativa, ouça a entrevista completa com o professor Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Júnior AQUI.
Comentários