Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Diálogo Cultural apresenta as facetas menos conhecidas de Nico Fagundes

Baixar Áudio por Beverli Rocha

O tradicionalista também foi advogado, ator e roteirista

Foto: Divulgação

O artista foi um dos mais respeitados estudiosos da cultura gaúcha. Muito identificado com o tradicionalismo, também deixou um legado importante em outras áreas nas quais ficou menos conhecido.

Antônio Fagundos, o Nico,  iniciou a carreira jornalística aos 16 anos, como cronista e repórter do jornal Gazeta de Alegrete. No mesmo período, começou a atuar na rádio local, apresentando programa humorístico e gauchesco. Foi secretário dos Cadernos do Extremo Sul, editando diversos poetas.

Em 1954, mudou-se para Porto Alegre, onde ingressou no 35 CTG, a convite do poeta Lauro Rodrigues. No mesmo ano, tornou-se redator do Jornal A Hora, no qual atuou durante muitos anos escrevendo a página Regionalismo e Tradição. Formado em Direito, pós-graduado em História do Rio Grande do Sul e Mestre em Antropologia Social, todos os seus cursos foram realizados na Universidade Federal do RGS (UFRGS). Por todas essas suas qualificações, Antonio Augusto Fagundes é respeitado como autoridade em Folclore gaúcho, História do Rio Grande do Sul, Antropologia, Religiões afro-gaúchas, Indumentária gauchesca, Cozinha gauchesca e danças folclóricas.

 

 

O consultor do programa Temática para o quadro Diálogo Cultural, Cristiano Bartz Gomes - presidente da ALCA (Associação dos Livreiros Caxiense), resgatou a vida e obra do artista em entrevista na manhã desta quinta-feira. Confira na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais