Natal Literário Solidário é divulgado na tribuna da Câmara
Presidente do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), Volnei Canônica convidou os vereadores e a comunidade em geral a apadrinharem uma criança na 6ª edição do projeto, que ocorre neste mês
A 6ª edição do Natal Literário Solidário do Instituto de Leitura Quindim (ILQ) recebeu destaque na tribuna do Parlamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira (04/12). Quem fez o convite para os vereadores e a população em geral participarem apadrinhando as crianças e adolescentes foi o presidente da entidade, o escritor e relações-públicas Volnei Canônica.
Para colaborar, cada pessoa pode auxiliar com, no mínimo, R$ 60. O valor será usado para adquirir livros que serão entregues ao público infantil e aos jovens contemplados pela edição deste ano. As contribuições devem ser destinadas à seguinte chave PIX: [email protected]
Ao colaborar com a 6ª edição do Natal Literário Solidário, as pessoas se tornam madrinhas e padrinhos dos sonhos de um público infantil e juvenil que se encontra em situação de vulnerabilidade social. “Mais de 1.990 crianças foram beneficiadas até agora, nas cinco edições realizadas. A gente faz um processo de busca ativa sobre os sonhos e medos dessas crianças. Muitas delas, nesta época do ano, recebem visitas de pessoas e doações, mas essas pessoas não sabem quem são elas. E o Instituto faz essa escuta dos sonhos das crianças e dos jovens. É um projeto muito importante de valorização e visibilidade”, considera o presidente do ILQ.
De acordo com Volnei, os livros serão entregues a 180 crianças e jovens que se encontram em abrigos ou casas lares de Caxias do Sul. São obras literárias de qualidade e que correspondem aos sentimentos de garotos e garotas. A festa de entrega das obras literárias com delícias para a criançada consumir está prevista para dia 14 de dezembro, às 14h, na Casa Brasil, no bairro Reolon. Quarenta voluntários trabalham para que o evento aconteça.
Volnei também agradeceu aos parlamentares pelo apoio concedido à entidade, especialmente, na assinatura da Carta Aberta encaminhada ao Executivo Municipal, na busca de parceria para obter uma sede à entidade. No último mês de novembro, O ILQ precisou sair do local que alugava, no Pátio Eberle, a pedido da administradora do espaço. “A gente continua sem sede e na esperança de uma parceria público-privada com a prefeitura de Caxias do Sul para dar celeridade a esse processo e ter um espaço para garantir que as famílias sigam tendo acesso ao Quindim”, contou o escritor.
Cerca de 63 mil pessoas foram beneficiadas presencialmente nestes 10 anos de Instituto e mais de 40 mil de forma online. O Instituto de Leitura Quindim é sem fins lucrativos e foi considerado de utilidade pública por meio de projeto aprovado em plenário no ano de 2020, resultando na lei 8.561, de 3 de novembro de 2020.
Comentários