Exposição 'Afinidades' de Tânia Oliveira em Caxias do Sul
No dia 15 de abril, a artista realiza uma conversa com o público sobre seu processo de criação
A exposição "Afinidades" de Tânia Oliveira, primeira exposição selecionada na Convocatória 2016 está aberta para visitação na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, até o dia 30 de abril.
No dia 15 de abril, a artista Tânia Oliveira realiza uma conversa com o público sobre seu processo de criação. A inscrição é gratuita e a participação certificada. A curadoria é de C.G.Hünninghausen e a produção executiva de Alexandre Copês.
Afinidades se revela na intensidade da observação. Dos tipos humanos anônimos surge a obra: são trabalhos que nos parecem familiares, mas que somente se revelam, oportunamente, ao olhar atento. Afinidades Eletivas foi escrito por Goethe, em 1809, quase concomitantemente com seu livro sobre a teoria das cores. Neste romance Goethe relaciona os elementos químicos para criar uma metáfora: os relacionamentos humanos são, também, peripécias químicas. A obra marca para a artista, sua volta às origens como figurinista. Carvão, betume e pigmentos envelhecem suas roupas e nos levam a épocas anteriores. Tecidos e linhas ajudam a construir a ilusão de um imaginário distante no tempo.
Na pintura de Tânia as formas assomam à superfície da tela para, logo a seguir, praticamente desaparecer. São atos: gestos, detalhes e cores existem apenas por momentos para o observador. Visões de um mundo que permanentemente se desfaz. Assim, nas figuras de Afinidades encontramos um contraponto: aos personagens de carne e osso da observação, revestidos pelos trajes pesquisados, criados e manufaturados pela artista, encontramos figuras que, como que saídas dos abismos da literatura, parecem encenar, sempre provisoriamente, uma manifestação possível do romance escrito por Goethe.
SERVIÇO
Exposição Afinidades de Tânia Oliveira: Selecionada na Convocatória para Exposições 2016 da Unidade de Artes Visuais
Curadoria de C.G.Hünninghausen
Abertura: 02 de abril de 2016, às 18h30min, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás
Visitação: 04 a 30 de abril, segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados das 15h às 18h
Conversa com a artista: 15 de abril, às 19h, na exposição
Informações: (54) 3901.1316, ramais 205 e 217 ou [email protected]
Comentários