Exposição 'A Memória das Águas' na Casa da Cultura em Caxias do Sul
A mostra é comemorativa aos 50 anos de carreira da artista caxiense Beatriz Balen Susin
A abertura da exposição “A Memória das Águas”, de Beatriz Balen Susin e curadoria de Silvana Boone está agendada para esta quinta-feira, dia 03 de novembro, às 19h30min, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura.As visitações serão entre os dias 4 e 26 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 10h às 16h.
“A Memória das Águas” é comemorativa aos 50 anos de carreira da artista caxiense, que tem no seu currículo uma vida intensa de criação nas artes. Será apresentada uma série inédita de 14 pinturas em tinta a óleo, em grandes dimensões, que tratam da natureza humana e as suas ligações metafóricas com a água.
A exposição vem para fechar um ciclo e abrir muitos outros, tal qual o ciclo das águas. A artista reinventa o que está no seu imaginário há décadas. Elementos humanos que se alimentam da água, mas ao mesmo tempo mergulham, emergem, nadam, afogam-se, perdem-se e encontram-se em águas limpas e profundas, ou rasas e turvas. Como a vida, a água está sempre em movimento em diferentes direções, mesmo que aparentemente paradas.
De um processo criativo expressionista, que tem na cor sua maior característica, surgem imagens significativas da natureza humana, na sua forma mais singular e crua. Conforme a própria artista, “cores e tintas são a extensão da mais profunda vontade de mim mesma”. Impossível não perceber, na fluidez das águas, a grandeza do homem desse universo criativo que mescla significados da realidade percebida e manifestada pela artista.
Em março de 2017, esta exposição integrará a mostra retrospectiva dos 50 anos de carreira, incluindo desenho e gravura, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).
A artista: Beatriz Balen Susin é uma artista visual com trajetória de produção em pintura, desenho e gravura. Tem no seu currículo mais de centenas de exposições coletivas e 45 individuais realizadas no Rio Grande do Sul, e em mais de dez estados brasileiros e países como a Bélgica, Alemanha, França, Argentina, Inglaterra e Canadá. Foi professora de pintura na UCS de 1980 a 2003. Em novembro de 2016 completa 50 anos de carreira e 70 anos de idade.
SERVIÇO
Abertura da exposição “A Memória das Águas”, de Beatriz Balen Susin
Data: 03 de novembro, quinta-feira
Horário: às 19h30min
Local: na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura (rua Dr. Montaury, 1333, Centro)
Visitações: 04 a 26 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 10h às 16h
Comentários