Grafite colore muro da escola na Zona Norte de Caxias
Projeto Da Semente ao Risco produziu obra assinada pelo grafiteiro Augusto Bazzo, que teve participação de estudantes da escola onde o hip hop é tema de estudos na sala de aula
Entre setembro e outubro os alunos da EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves trabalharam com o grafiteiro Augusto Bazzo num grafite gigante que, desde sábado (31), pode ser conferido pela comunidade do bairro Belo Horizonte, na Zona Norte de Caxias. O trabalho mobilizou o artista e alunos da escola na primeira edição do projeto Da Semente ao Risco, criado por Bazzo e seu Studio Gutera.
Apostando em oficinas teóricas e práticas sobre o grafite, o projeto Da Semente ao Risco mobilizou os estudantes da escola em atividades de estudo e criação. O projeto buscou contribuir na formação de público para arte urbana e na democratização e descentralização de acesso à cultura.
“Há muito tempo nós acreditávamos na importância de falar do hip hop na escola. É a arte se comunicando com a comunidade. Por isso fomos buscar parcerias para mobilizar alguns elementos dessa cultura junto aos estudantes. E seguimos com estes estudos até o mês de dezembro. O envolvimento deles mostra que estão dispostos a isso. A gente precisava descolonizar a escola. Essa é uma arte que dialoga com a comunidade”, disse o diretor da escola, Vagner Peruzzo, em entrevista ao programa Café & Cultura.
Participaram das oficinas alunos que integram do sexto ao nono ano de formação, que descobriram um pouco mais sobre o universo da arte urbana e puderam colocar em prática os seus novos conhecimentos.
Gutera, como é conhecido o grafiteiro Augusto Bazzo, atua na cena das artes urbanas de Caxias desde 2006 com projetos e exposições, trabalhando com pinturas em telas, customização em roupas e calçados utilizando projetos de street art e grafite. Além disso, Gutera realiza anualmente em torno de oito oficinas de graffiti em escolas municipais da Região da Serra Gaúcha e com Menores Infratores.
O Projeto Da Semente ao Risco tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul com apoio da Metadados e Focco Informática.
Ouça a íntegra da entrevista aqui.
Comentários