Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

25º Proler e II Seminário de Contadores de Histórias começam nesta segunda-feira

por Clayton Camargo

Programação terá oficinas junto à 34ª Feira do Livro, no centro de Caxias do Sul

Foto: Luciane Modena/Divulgação

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) dá início ao 25º Programa Nacional de Estímulo à Leitura (Proler) e ao II Seminário de Contadores de Histórias nesta segunda-feira (01/10). A abertura oficial será às 18h30, no palco principal da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri. Haverá a apresentação lítero-teatral “Literatura no ar ou em qualquer lugar”, com Anna Claudia Ramos e Roger Castro. Neste domingo (30/09), duas atividades já deram o gostinho das ações do Proler: a mesa “Experiências do Ler para Ser” e a palestra “O Vasto Mundo de Maria Valéria Rezende”. Ambas ocorreram na Galeria de Arte Gerd Borhneim e têm o objetivo de incentivar a leitura e compartilhar reflexões sobre esse tema.

As duas ações já contaram como horas para a obtenção de certificado por parte de quem fez inscrição no programa. Independentemente disso, qualquer pessoa da comunidade pode participar da programação, que ocorre junto à Feira do Livro. No dia 05 de outubro, também na Galeria de Arte, haverá um dos pontos altos do Proler, com quatro oficinas. Neste ano, participam como oficineiros e palestrantes os escritores Caio Riter, Anabella López, Marilda Castanha e Glória Kirinus, entre outros.

O II Seminário Internacional de Contadores de Histórias, por sua vez, terá suas atividades no Teatro Municipal Pedro Parenti, no dia 11 de outubro. Das 9h às 21h, haverá a X Maratona de Contação de Histórias para escolas previamente agendadas. Das 18h30 às 19h30 ocorre o seminário, com a participação de contadores de diversos lugares do Brasil.

O Proler acontece em Caxias do Sul desde 1994, com o objetivo de oferecer condições de reflexão sobre as práticas leitoras. O programa promove uma articulação da leitura com outras expressões culturais, além de elaborar ações promotoras da leitura e reunir especialistas no tema para partilhar experiências. As atividades que integram o Proler estão distribuídas ao longo da Feira e indicadas com o selo do programa no folheto que reúne toda a programação, distribuído ao público visitante. O projeto tem como público-alvo professores, bibliotecários, mediadores de leitura, alunos do magistério e quaisquer pessoas interessadas na promoção da leitura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais