Após cinco meses, minuta do projeto do novo Plano Municipal de Cultura de Caxias do Sul é aprovada
Documento passará por nova revisão e será encaminhado à Câmara de Vereadores
A revisão do Plano Municipal de Cultura de Caxias do Sul foi concluída no final de semana, após a última reunião da Conferência Municipal de Cultura para debater as ações que constam no programa. O documento vai proporcionar políticas públicas para os próximos 10 anos na área. Mais de 370 pessoas, ligadas à classe artística, as representações de bairros e ao Município, estiveram no encontro final.
Para a Tua Rádio São Francisco, a secretária de Cultura, Aline Zilli, conta que foi aprovada uma minuta do projeto a ser enviada à Câmara de Vereadores. Foram cinco meses de conversas com diversos ramos do setor, por meio de três pré-conferências até chegar o dia da reunião virtual no sábado (28/08). Há mais de 50 metas e iniciativas para as áreas de dança, teatro, música, do patrimônio material e imaterial, por exemplo. Ela conta que projetos de fomento, ocupação dos espaços públicos e de possíveis parcerias com o setor privado foram colocados.
O Plano Municipal de Cultura apresenta uma proposta de verba para a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) a cada ano. O aumento seria percentual. O montante impactaria em todos os projetos vinculados à pasta. O Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) seria um deles. Aline afirma que a expectativa é que, nos próximos anos, o recurso chegue a R$ 2 milhões, como em anos anteriores. Em 2021, R$ 400 mil foram disponibilizados pelo Financiarte. A SMC estima que 101 projetos foram inscritos. Agora, ocorre a análise de documentos para habilitação ou inabilitação dos inscritos. A relação dos projetos habilitados estará disponível no site da Prefeitura.
Os trabalhos realizados na Conferência foram acompanhados pelo prefeito Adiló Didomenico, pela vice-prefeita Paula Ioris, pela secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araújo, pela presidente do Conselho Municipal, Florencia Del Carmen Nieto, pela secretária Municipal da Cultura, Aline Zilli, secretários municipais, vereadores, além de autoridades da comunidade cultural do município e do estado.
A próxima etapa será de fechamento e ajustes da minuta, consolidando o que fora aprovado na ocasião. Encerrada essa última etapa, o documento segue para votação na Câmara Municipal de Vereadores, ainda neste ano.
Clique AQUI e confira a entrevista completa.
Comentários