Espetáculo amazonense 'Yi Ocre' realiza apresentação em Caxias do Sul
Apresentação de dança contemporânea ocorrerá dia 14 de agosto, no Teatro do Sesc
Em agosto, o Circuito Nacional Palco Giratório traz a Caxias do Sul a peça “Yi Ocre”, do grupo amazonense Corpo de Arte Contemporânea. O espetáculo de dança, que aborda questões existenciais da sociedade, tem apresentação única programada para 14 de agosto, às 20h, no Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462). Os ingressos já estão disponíveis no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e serão trocados por um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3221-5233 ou na página www.facebook.com.br/sesccaxiasdosul.
“Yi Ocre” aborda questões existenciais, as quais a sociedade pouco reflete e ironicamente se desafia a evitar: somos química ou matemática? Viemos do chão? Sobrevivemos? Voltaremos ao chão? Sua proposta é de impactar desde o som, com sua visualidade, cenografia e os corpos em conexão que fazem olhar com profundidade e sentir todo o conjunto da obra. O termo “Yi, em Saterê Mawe, significa “terra”, e em sua pronuncia é som que sai de dentro como ar expulso do pulmão, que contrai o diafragma – respiração do corpo/poeira/terra/vida - relação som/sopro como na criação do universo em partículas/poeira. Respiração, o ar entrando nos pulmões pela primeira vez. “Ocre”, a cor do barro, é predominante dos solos argilosos amazônicos, resultado de processos químicos, como a oxidação, processo que acontece nos seres vivos.
O espetáculo é a relação do homem e a terra: homem amazônico nascido ou adotado nesse lugar, camuflando-se nesse ambiente material/espiritual como num êxtase, uma simbiose, como em um ritual, de sensações diversas que ao mesmo tempo em que admira, despreza. Yi Ocre nasceu a partir de uma pesquisa de movimento, que destacou os limites da relação e comportamento das pessoas com o meio natural e da singularidade artística da dança, apresentada por cada intérprete com as possibilidades dos movimentos do corpo. Tem como destaque de elemento cênico a argila e outros pigmentos nos corpos dos bailarinos. A duração do espetáculo é de 40 minutos e classificação etária de 18 anos.
Espetáculo de dança “Yi Ocre” – Caxias do Sul
Corpo de Arte Contemporânea
Data: 14 de agosto (domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462)
Classificação etária: 18 anos
Duração: 40 minutos
Ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível
Comentários