Teste com ônibus híbrido vai ser realizado em Caxias do Sul
Veículo economiza 35% de combustível e emite 50% menos gases poluentes
A Visate vai realizar em novembro um teste com um modelo híbrido, da Volvo, que possui um motor diesel e outro elétrico, utilizado de forma simultânea ou independente. Com isso, o ônibus consome 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais.
A economia inicia ao arrancar, quando o ônibus é movido pelo motor elétrico silencioso. A partir do momento que uma determinada velocidade é atingida, aproximadamente 20 km/h, o motor diesel entra em operação. Quando o ônibus está parado, seja no trânsito, em paradas de embarque ou nos semáforos, o motor diesel é desligado e o elétrico é acionado, com isso é possível economizar e emitir menos gases poluentes, além de ruído zero.
No Brasil estes modelos já estão em operação, em cidades com o Curitiba e São Paulo, agora a novidade tecnológica chega a Caxias do Sul, pela empresa Visate.
Vantagens sustentáveis
Um detalhe importante que contribui para a economia do sistema é que o uso combinado do motor elétrico permite a utilização de um motor diesel de menor porte do que os de ônibus convencionais, sem reduzir seu desempenho.
Um diferencial deste modelo híbrido é que a recarga da bateria é feita em poucos instantes, durante a rodagem, enquanto o freio é acionado. A energia da frenagem, que seria dissipada em calor, transforma-se em energia elétrica para carregar a bateria e alimentar o motor elétrico, tornando o modelo ainda mais econômico e ecológico.
Comentários