Estudo aponta que fontes renováveis de energia crescem mais rápido que combustíveis fósseis pela 1ª vez
No geral, a participação das fontes renováveis na geração de eletricidade deve subir de 23% em 2015 para 28% em 2021
A busca por energia renovável é constante em todo mundo. A utilização massiva dos combustíveis fósseis torna a escassez da matéria inevitável. E as perspectivas são otimistas! Um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (IEA) revela o crescimento da capacidade de produção de energia renovável nos últimos anos. Em 2015, o índice chegou ao maior nível, atingindo a marca de 153 gigawatts, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Apenas no ano passado, as fontes de energia renovável representaram mais da metade de toda a nova geração energética do mundo. As estatísticas representam um marco importante e sem precedentes, indicando um futuro brilhante para a energia eólica e solar, que, atualmente, representam cerca de três quartos do total produzido. Ao realizar uma simples comparação: o do crescimento das fontes renováveis registrado no ano passado, é o equivalente à capacidade atual de energia do Canadá. Cerca de meio milhão de painéis solares foram instalados por dia na Terra, em 2015.
Os dados enfatizam o compromisso mundial firmado no ano passado durante a Conferência do Clima da ONU, em Paris. Conforme especialistas, o crescimento das fontes renováveis é atribuído a políticas governamentais de apoio, e também à redução do custo da energia solar e eólica. A IEA projeta um crescimento de 42% na capacidade global de energia renovável nos próximos cinco anos. No geral, a participação das fontes renováveis na geração de eletricidade deve subir de 23% em 2015 para 28% em 2021. É pouco mais de um quarto de toda a eletricidade que o mundo precisa, portanto, ainda há um longo caminho a percorrer.
Se havia alguma dúvida de que o futuro está nas fontes renováveis, esse estudo deve acabar com os questionamentos. E conforme os preços da energia solar e eólica continuarem a cair, formas tradicionais de energia não vão mais compensar – tanto economicamente quanto ambientalmente.
Qual é a tua opinião a respeito desse assunto?
Comentários