Software simples que escreve artigos sozinho pode substituir Jornalistas
O sistema utiliza inteligência artificial e é programado com base de informações e fontes
Foto: Divulgação
Uma empresa chamada Automated Insights acaba de anunciar o Wordsmith, um software que pode ser programado por qualquer pessoa (leiga ou não, dispensando o jornalista) para produzir notícias de forma mais rápida e barata do que uma pessoa. Os jornais Washington Post e o The New York Times já utilizam “robôs”, trabalhando ao lado dos jornalistas, para escrever artigos de diversas áreas com maior rapidez.
O sistema utiliza inteligência artificial e é programado com base de informações e fontes, além de estilos de linguagem e padrões de texto. Quando o assunto é estatística e números, o programa tem uma grande vantagem sobre nós seres humanos, pois ele utiliza comparações com agilidade e eficácia, baseadas em Big Data.
Em uma disputa entre um jornalista e o software na qual os dois tinham que escrever uma história curta, o programa levou 2 minutos, enquanto o jornalista levou 7. No entanto, os jurados envolvidos tiveram que votar na história mais envolvente e quem acabou ganhando, foi o jornalista. O pacote básico do programa Wordsmith pode ser programado em qualquer idioma e custa U$1.000 por mês, cerca de R$3.000, bem menos que o salário de muitos jornalistas por aí.
Comentários