Acesso global à internet é inviável até 2020
Google, Facebook, World Wide Web Foundation encabeçam o projeto
A estimativa de que toda a população mundial deveria ter acesso à internet até 2020, incluindo as nações menos desenvolvidas está um pouco mais longe de ser alcançada. Google, Facebook, World Wide Web Foundation, empresas que encabeçam a iniciativa, além de vários governos – o acesso universal à rede só se tornará possível em 2042.
Sem uma reforma urgente, em 2020 veremos apenas 16% das pessoas nos países mais pobres do mundo, e 53% do mundo como um todo, conectadas. Este atraso na conectividade prejudicará o desenvolvimento global como um todo, contribuindo para a perda de oportunidades de crescimento econômico e negando a centenas de milhões de pessoas acesso a educação online, serviços de saúde, voz política, e muito, muito mais.
Para a entidade, uma das maiores dificuldades para se quebrar esta barreira é a desigualdade de renda. Só para citar como exemplo, apenas nove de 51 países abrangidos no relatório conseguiriam atingir a meta global e inserir a população com os mais baixos salários recebidos.
Outra análise também mostrou que a situação se agrava ainda mais para as mulheres. A desigualdade de gênero entre aquelas com menos poder aquisitivo é o fator mais difícil a ser superado em grande parte do mundo.
Com informações do site Pop.com.br.
Comentários