Cientistas criam robô que auxilia o coração a bater
No futuro o robô poderá auxiliar mais de 140 mil pacientes com problemas cardíacos
Foto: Divulgação
Pesquisadores da Universidade de Harvard e do hospital infantil de Boston desenvolveram um robô de forma maleável, que pode aumentar as chances de pessoas sobreviverem a um ataque cardíaco. O robô é colocado ao redor do coração do paciente, e é capaz de se torcer e comprimir de maneira sincronizada com o músculo, ou seja, ele ajuda o coração a bater.
O aparelho é composto de silicone com atuadores pneumáticos, que são movidos por uma bomba de ar. Os componentes são capazes de expandir ou contrair e também torcer, para ajudar os músculos do coração. Enquanto um conjunto de atuadores se expande e contrai, outro conjunto é responsável por “girar” todo o invólucro, resultando em movimentos semelhantes ao do coração. Segundo a autora do estudo Ellen Roche. o robô também pode ser customizado, conforme a necessidade do paciente, para regularizar os batimentos do coração.
No futuro o robô poderá auxiliar mais de 140 mil pacientes que sofrem com sintomas de fraqueza muscular cardíaca, além de prolongar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes na espera por um transplante. Por enquanto, o dispositivo está sendo testado em porcos. Antes der testar em humanos, o aparelho precisa passar por mais testes e mudanças de engenharia.
Confira o vídeo do equipamento funcionando:
Comentários