Cientistas criam teste de HIV com USB que promete resultado em 30 minutos
Pouco maior que um pendrive, o dispositivo precisa apenas de uma gota de sangue para fazer as medições
Foto: Daily Mail | Divulgação
Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu um novo tipo de teste de HIV que pode ser conectado a um computador via USB. Eles afirmam que o dispositivo é capaz de detectar a presença do vírus em uma gota de sangue. A tecnologia é descartável e promete mostrar o resultado do teste em apenas 30 minutos, o que aceleraria as coisas, tendo em vista que os métodos atuais podem demorar dias para produzir uma resposta.
Pouco maior que um pendrive, o dispositivo precisa apenas de uma gota de sangue para fazer as medições. Aí basta conectá-lo a um computador para que os mecanismos sejam acionados e as medições sejam realizadas. Estes testes podem ser muito importantes para o auxílio a pacientes em regiões remotas e também em outras onde os testes comuns são de difícil acesso.
Como funciona?
Quando o sangue é colocado no sensor do dispositivo, o equipamento faz verificações do nível de acidez do sangue. O chip então converte estas informações em sinais elétricos e isso é enviado até o smartphone ou computador, sendo que o resultado é mostrado em um aplicativo especialmente produzido para isso.
Esta tecnologia pode ajudar os portadores de HIV a manterem seus diagnósticos atualizados para que os tratamentos sejam acompanhados com regularidade, permitindo ações rápidas caso alguns tratamentos percam o efeito. Agora, os cientistas querem levar isso também para testes com outros vírus (como o da hepatite, por exemplo) em zonas remotas do planeta.
Por enquanto, o dispositivo USB ainda está em fase de testes e não há estimativa de quando ele vai chegar ao mercado.
Comentários