Universidade de Caxias do Sul inaugura Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação
Evento teve a participação de prefeitos da região e do governador José Ivo Sartori
Em evento realizado na tarde desta sexta-feira, 4 de dezembro, no saguão do Bloco 57 do Campus-Sede, o reitor da Universidade de Caxias do Sul Evaldo Kuiava e o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, anunciaram o início das atividades do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS (TecnoUCS). O governador José Ivo Sartori, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças políticas dos municipíos da região de abrangência da Universidade, empresários e membros das entidades empresariais também prestigiaram o evento.
O reitor Evaldo Kuiava apresentou a ideia central do TecnoUCS, um projeto que vem sendo construído há muitos anos e que está em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul. Ele destacou que escolha do local para realizar a cerimônia, o Instituto de Biotecnologia, tinha um simbolismo especial. As primeiras pesquisas da Universidade foram na área da Biotecnologia, ainda na década de 1970. O reitor também destacou que o TecnoUCS acompanha as tendências mundiais de interação entre universidades, o poder público e o setor empresarial na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável.
Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com a finalidade de conjugar esforços para a disponibilização de linhas de crédito através do Programa de Fomento à Inovação – BRDE INOVA, com vistas a fortalecer a atuação do Banco no segmento de inovação no ambiente produtivo. A FUCS e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, também assinaram um termo aditivo ao contrato que repassa valores à Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul que visam à manutenção do sistema de incubação para o período de 2015/2016.
Comentários