Equipe de escola de Nova Prata vence Rally Científico em Bento Gonçalves
Competição levou 150 alunos do Ensino Médio ao Campus da UCS da Região dos Vinhedos
A 8ª edição do Rally Científico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) teve como vencedora a equipe Sagitta, da Escola Nossa Senhora Aparecida, de Nova Prata. Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com a Equipe Alcateia, do Colégio Santa Rosa (Carlos Barbosa), e com a Equipe Rallyzeiros, do Colégio Scalabriniano Medianeira (Bento Gonçalves).
As tarefas da competição ocorreram na manhã do sábado, dia 3 de junho, e envolveram 13 equipes de 12 escolas de ensino médio de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Fagundes Varela e Nova Prata. A premiação se estendeu pelo início da tarde.
Para estimular a criação tecnológica
Não faltou criatividade para a realização de nove tarefas. Numa delas - na prova do "Ratomóvel" -, discos de vinil e ratoeiras viraram um equipamento móvel em miniatura. A energia, acumulada em conjunto construído a partir de uma estrutura de molas, acionava o dispositivo e permitia a ele se locomover.
Outra atividade foi o Jogo de Palavras, espécie de dominó em que o desafio consistia em juntar palavras em inglês e suas traduções em português, além de conceitos e fórmulas matemáticas. Na Trilha do Conhecimento, competidores tiveram que aliar conhecimentos gerais com desafios físicos formatados em circuitos de bicicleta e skate. Em outro momento do Rally, foi preciso resolver questões de física e fazer a montagem de um circuito elétrico.
O lançamento de foguetes feitos de garrafas pet e com propulsão à água foi um dos momentos mais movimentados da competição. Também chamou a atenção o desafio CSI. Nele, foi montado um circuito com quatro cenários de crime. As equipes precisaram investigar, desvendar os crimes e encontrar os culpados. Alunos do Colégio Santa Rosa, de Carlos Barbosa, Stéfani Medeiros e João Pedro de Barros, participaram do CSI.
O Rally Científico ocorre anualmente e reúne alunos do terceiro ano do Ensino Médio. As tarefas propõem a vivência de experiências que despertem o interesse pela ciência, arte, cultura e tecnologia em um ambiente de interação e aprendizagem. As tarefas contemplaram diferentes áreas do conhecimento, especialmente, às ligadas à tecnologia.
Espaço para os professores
Durante a oficina pedagógica, os professores participaram de momentos de integração enquanto seus alunos competiam, e também colocaram a mão na massa na Roleta do Conhecimento. O jogo pedagógico de engenharia é oferecido aos estudantes do ensino médio que, semanalmente, visitam o Campus.
Miguel Santin, sub-reitor do Campus Universitário de Bento Gonçalves, acredita que a promoção de atividades como o Rally Científico cumpre com o papel da Universidade de estar próxima do público jovem. “Nesta edição, 150 adolescentes do terceiro ano do ensino médio puderam conhecer parte da estrutura do Campus e se integrar à UCS por meio de atividades divertidas com foco no conhecimento”, destacou.
Nerd Land
Simultaneamente ao Rally Científico, o 2º Nerd Land Bento Gonçalves intensificou a movimentação no CARVI. Sediado na Universidade pela primeira vez, o evento teve apoio dos cursos de Sistema de Informação e Ciência da Computação. A galera interessada no universo de nerds, geeks e gamers pode aproveitar palestras de convidados especiais, como Affonso Solano (Matando Robôs Gigantes e Jovem Nerd), escritor da série Espadachim de Carvão; Fernanda Bullara, dubladora de vários personagens famosos como Jinx (League of Legends), Dawn (Pokémon), Sailor Júpiter (Sailor Moon), Tomoyo (Sakura Card Captors), Ino Yamanaka (Naruto), dentre outros; Christopher Kastensmidt (ex-diretor criativo da Ubisoft), norte-americano escritor de A Bandeira do Elefante e da Arara, criador do RPG homônimo.
Além disso, diversos artistas e profissionais locais, dividiram suas experiências sobre desenvolvimento de jogos eletrônicos, literatura, apresentação musical com temas de games, campeonatos de videogames, mesas de RPG e jogos de tabuleiro. Lojistas especializados também participaram.
O Nerd Land também foi comemorativo aos 15 anos do curso de Sistemas de Informação da UCS.
Comentários