Banco do Vestuário forma cerca de 60 alunos em Corte e Costura e Artesanato e Design
O programa oportuniza geração de emprego e renda
A sexta-feira, dia 28, foi especial para 58 alunos do Banco do Vestuário de Caxias do Sul. Eles se formaram no curso básico de Corte e Costura e no projeto Artesanato e Design: Empreendedorismo e Economia Criativa, e agora estão qualificados a atuar no mercado de trabalho. A cerimônia de formatura foi no plenário da Câmara de Vereadores.
O Banco do Vestuário oferece diversos cursos gratuitos de transformação de resíduos têxteis em peças utilitárias, capacitando pessoas para o mercado de trabalho na área de moda. O objetivo principal é a geração de trabalho e renda nas comunidades com maior vulnerabilidade social, contribuindo para a capacitação de pessoas e transformando desperdício em benefício social e ambiental.
Criado em 2009, o programa é uma união de esforços de diversos parceiros: Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS), Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do RS (Fitemasul), Fundação Caxias, Pólo de Moda da Serra Gaúcha, Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Comentários