Iniciativa para defender o patrimônio histórico é divulgada pelo Conselho de Política Cultural de Caxias do Sul
“Abrace a Maesa, faça-se a luz” é mais uma das ações que visam chamar a atenção para a ocupação do prédio histórico na cidade
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul, Maria Cecília Pozza, divulgou durante a sessão plenária desta quinta-feira, 28, a ação proposta pelo Conselho Estadual de Cultura, com o nome de “O Rio Grande do Sul Abraça o Patrimônio Cultural”, que tem o objetivo de defender o patrimônio histórico.
De acordo com Cecília a iniciativa será coordenada pelo Conselho Municipal e pelo Coletivo Abrace a Maesa. A ação prevê mobilizações em 37 cidades gaúchas. Um dos movimentos ocorre nesta quinta-feira, às 18h, em frente ao prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa), na Rua Plácido de Castro, com a luz de velas. Denominada “Abrace a Maesa, faça-se a luz”, a ação quer conscientizar a comunidade para trabalhar o plano de ocupação do complexo.
Durante sua manifestação, Cecília cumprimentou o Legislativo caxiense, por ter levado o debate para que o governo do Rio Grande do Sul doasse o patrimônio ao município de Caxias do Sul, sobretudo por representar a história do desenvolvimento industrial e cultural da cidade. “Esta Casa iniciou o debate e o movimento de doação, tombamento e ocupação da Maesa. Isso aconteceu no passado e precisa ser retomado”, salientou.
Cecília também agradeceu aos parlamentares pela aprovação de emenda que insere o Conselho Municipal de Política Cultural na Lei Orgânica Municipal e manifestou a preocupação com a manutenção do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte). “Corremos o risco de não termos o edital do Financiarte, em função de todos esses atrasos. Solicitamos a atenção de vocês também a essa demanda que é de toda a sociedade caxiense”, finalizou.
Comentários