Voluntários do Prato Solidário recebem homenagem pelo seu dia, em Caxias
Os mais de 60 voluntários do Programa Prato Solidário, em função do Dia do Voluntário, comemorado nesta sexta-feira, 28. receberam homenagens da Fundação de Assistência Social (FAS) e as Secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e a Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), em parceria com a Legião Franciscana de Assistência (LEFAN), nesta quarta-feira, 26.
Estavam presentes a presidente da FAS, Marlês Andreazza, o Frei Jaime Bettega, o coordenador do Banco de Alimentos, Assis Ferreira Borges, o diretor da Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS), Waldemar de Lima e a integrante da SAIS, Janete Tavares, as diretoras de Proteção Social da FAS, Alda Lundgren e Inez Soso, além das coordenadoras do Restaurante Comunitário e voluntários.
O Frei Jaime Bettega, em nome da LEFAN, iniciou sua fala agradecendo a todos pelo trabalho e falando da importância do voluntariado para a sociedade e para o próprio voluntário. O capuchinho citou uma frase escrita no estacionamento do Hospital Medianeira: "Existem muitas maneiras de se amar o próximo, mas só existe uma maneira de se amar a Deus: amando o próximo, e vocês estão fazendo isso aqui." A presidente da FAS também saudou a todos os voluntários e lembrou da importância desse trabalho.
O Prato Solidário, que iniciou em dezembro de 2013, beneficia o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Esperança, no loteamento Aeroporto, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Arco Íris, no bairro Planalto. Ambos os serviços são da Fundação de Assistência Social (FAS). Também o Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos - Casa da Criança, o Restaurante Comunitário (serve moradores de rua a partir das 15h), o Centro Assistencial e de Promoção Social Joana d'Arc, a Comunidade Mãe dos Migrantes/Associação Educação do São Carlos, a Associação de Recicladores e Carroceiros do Aeroporto (ARCA) e o Centro Assistencial Voluntário sem Fronteira, no Lot. Vitória. São servidas 350 refeições por dia.
São parceiros da iniciativa a Prefeitura de Caxias, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS) da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) - Banco de Alimentos, em parceria com a Fundação Caxias, LEFAN Capuchinhos e Instituto Elisabetha Randon.
Comentários