Projeto Hospedagem Solidária funciona em novo endereço a partir deste sábado (25), em Caxias
Baixar ÁudioNovo local fica na área central da cidade, em frente ao Colégio La Salle Carmo
Foto: Rodrigo Fischer/Tua Rádio São Francisco
O projeto Hospedagem Solidária vai funcionar em um novo local a partir deste sábado (25/06), em Caxias do Sul. O espaço fica no Centro da cidade, na rua Os Dezoito do Forte, nº 1.771, em frente ao Colégio La Salle Carmo. O prédio pertence a Diocese de Caxias, que realiza o projeto por meio da Fraternidade O Caminho e da Pastoral das Pessoas.
O edifício, ao todo, conta com cinco andares. No térreo será realizado o cadastro dos moradores em situação de rua, onde também vão passar por um processo de triagem. No 2º piso, eles poderão deixar seus pertences pessoais e serão distribuídas doações da comunidade aos abrigados, como roupas e calçados. O andar ainda tem cozinha e refeitório. Já no 3º piso foram separadas cinco salas que servirão como dormitórios, onde 60 homens poderão passar a noite.
Só neste ano é a terceira vez que o Hospedagem Solidária necessita ser transferido. O projeto iniciou de forma emergencial na Paróquia Sagrada Família, depois passou para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Devido a agenda de atividade dos locais, a ação precisou buscar alternativas de lugares. A Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Jardelino Ramos, e o ginásio esportivo do Seminário Nossa Senhora Aparecida também foram opções analisadas.
Para conhecer o novo local, o bispo diocesano de Caxias, Dom José Gislon, o frei Pietro de São Damião e a coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Terezinha Grasselli Mandelli, conduziram uma visita pelas instalações.
Conforme Dom José Gislon, o prédio da Diocese passou por uma série de intervenções para conseguir abrigar os moradores em situação de rua. Foram feitas adequações na parte elétrica e hidráulica, além de toda cozinha, que recebeu materiais doados pela comunidade.
O frei Pietro de São Damião conta como foi o processo de escolha do prédio na área central da cidade. Segundo ele, o bispo Dom José Gislon, junto com outros pares, deu a ideia de acolher os abrigados no prédio. Foram vistos mais espaços, mas alguns não tinham condição para atendimento e outros ficavam muito distantes. Como se localiza no Centro, o frei afirma que facilita o trabalho de acolhimento.
A abertura da nova sede do Hospedagem Solidária terá uma celebração de festa junina. O horário de atendimento ocorre entre 19h30min e 20h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.
Doações e voluntários são importantes
Os organizadores salientam a importância da doação de roupas masculinas, meias, chinelos, cobertores, lençóis e também de alimentos não perecíveis para o jantar e o café da manhã.
As doações poderão ser entregues no novo endereço ou ainda na Secretaria da Catedral Diocesana.
Comentários