Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial apresentará projeto na Assembleia Legislativa
Unidade foi convidada para apresentar trabalho desenvolvido de combate à discriminação em Caxias do Sul
A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial recebeu nesta semana a direção da Coordenadoria de Igualdade Étnico-Racial do Rio Grande do Sul. Na ocasião, a Prefeitura de Caxias do Sul recebeu o convite para participar do encontro de implementação da Rede de Prevenção e de Combate à Discriminação Étnico-racial do Rio Grande do Sul, que será realizado no dia 27 de março, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
No evento, a unidade caxiense apresentará um projeto desenvolvido pelo Município. O titular da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, Adão Gilson Cordeiro, destaca que a Rede de Promoção é uma referência para implantar um programa em nível estadual. “Esse convite para apresentarmos nosso trabalho é um reconhecimento pelo projeto pioneiro na política de igualdade. Em todo o Brasil, só Salvador e Caxias do Sul possuem um serviço que reúne várias entidades para discutir políticas de combate à desigualdade racial”, salienta.
Estiveram presentes na reunião a titular da Coordenadoria da Igualdade Étnico-Racial do Rio Grande do Sul, Tânia Regina Neves de Paula; e o secretário-executivo da ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul, Oscar Henrique Cardoso. Os dois foram recebidos pelo titular da Coordenadoria caxiense e pela diretora de Proteção Social, Franciele Roso.
Regulada por um Protocolo de Intenções, a rede de Caxias do Sul tem a participação de 18 órgãos, como secretarias, conselhos municipais, Ministério Público, Defensoria Pública, instituições educacionais e entidades ligadas ao movimento negro. Com reuniões mensais, a rede tem como foco um espaço democrático de discussão com o intuito de combater a desigualdade racial, visando planejamento de ações em conjunto, promoção de eventos e troca de informações.
Comentários