Posto CVV (Centro de Valorização da Vida) é inaugurado em Garibaldi
24 voluntários da região prestam atendimento emocional por telefone, pelo número 188, visando a prevenção do suicídio
Foi inaugurado na cidade de Garibaldi, neste sábado, dia 18, o posto CVV (Centro de Valorização da Vida), no qual 24 voluntários da região prestam atendimento emocional por telefone, pelo número 188, visando a prevenção do suicídio.
Para manter o posto no município, foi criado em julho de 2016 o Naviga (Núcleo de Apoio à Vida de Garibaldi), associação civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos. As fontes de recursos para a manutenção do núcleo são obtidas por meio de contribuições dos associados, promoções e eventos junto à comunidade, convênios com empresas e doações.
Como funciona
A rede do CVV foi fundada em São Paulo em 1962, com o objetivo de oferecer serviço gratuito e voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio.
Ao ligar gratuitamente para o número 188, a pessoa é direcionada a algum dos centros do país, possivelmente fora do Estado, para reforçar o sigilo do atendimento.
O posto de Garibaldi está localizado junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Dados sobre suicídio
Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são 32 mortos diariamente, taxa superior à de vítimas de AIDS e de alguns tipos de câncer.
O Rio Grande do Sul lidera os registros no país, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes – é o dobro da média nacional. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que o número de mortes por suicídio ao ano irá dobrar até 2020, o que representa 1,5 milhão de pessoas e 2,4% de todas as mortes no mundo.
No Brasil, o suicídio entre pessoas de 15 a 29 anos, por exemplo, aumentou 20% nas últimas duas décadas. Segundo o Ministério da Saúde, o número é resultado da falta de prevenção, o que poderia ter poupado pelo menos 87,5% deste índice.
Comentários