“País ganha status ao acolher muitos refugiados” afirma coordenadora do CAM, sobre declarações de Temer
Irmã ressalta que país tem lei da Imigração que tramita de forma lenta no congresso.
O presidente Michel Temer afirmou, durante reunião nos Estados Unidos nesta segunda-feira, 19/9, que o Brasil acolheu 95 mil refugiados nos últimos anos. O número oficial é de 8,8 mil. No caso dos haitianos que mudaram de país pela situação econômica, que piorou ainda mais após o terremoto de 2010, a Organização das Nações Unidas classifica somente como imigrante.
A manifestação ocorreu durante sessão plenária da Reunião de Alto Nível sobre Grandes Movimentos de Refugiados e Migrantes, na sede da ONU, em Nova York. Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante, Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, o número alto melhora a imagem do país.
A maior parte dos haitianos entrou no Brasil de forma irregular e busca brechas na lei para permanecerem no país. Conforme a Irmã, a nova lei que trata da imigração deveria estar tramitando na Câmara dos Deputados.
Uma das maiores preocupações dos imigrantes é buscar caminhos para permanecer no país de forma que tenham acesso a documentos como a Carteira de Trabalho para garantir o emprego.
Comentários