Centro de Convivência Paz e Bem é inaugurado em Caxias do Sul
O local vai oferecer serviço de assistência social para 30 idosos na modalidade de Centro Dia
A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN) e a Prefeitura de Caxias do Sul inauguraram na tarde desta quinta-feira, 18, o Centro de Convivência Paz e Bem, que oferecerá serviço de assistência social para 30 idosos na modalidade de Centro Dia. O espaço, localizado rua Flávio Chaves, no bairro Aeroporto, abrigava o antigo Mercado Castilhos. Em 2014, o Prefeito Alceu Barbosa Velho assinou o termo de permissão de uso da área pública, passando à LEFAN. O local, que após a saída do mercado passou a abrigar usuários de drogas, recebeu uma grande reforma executada pela LEFAN.
O Frei Cleonir Paulo Dalbosco, presidente da Associação Literária São Boaventura, destacou que o Centro foi realizado por muitas mãos e corações. "Mais um projeto em parceria com o Poder Público, com a participação de muitos voluntários, que vai acolher com muito amor e carinho idosos. Fazer o bem faz a diferença", disse.
Da mesma forma, agradeceu o Frei Jaime Bettega, coordenador geral da LEFAN. "Lembro quando assinamos aqui a cedência deste espaço, rodeados de lixo, abandono. Essa construção agora tem vida, amor e respeito àqueles que por muitos anos trabalharam e agora precisam de nossa atenção. É uma obra afetivamente significante, feita com a participação de muitos braços da LEFAN. Agradeço a cada um dos voluntários que mais uma vez se solidarizaram e deixaram um pedacinho do seu coração aqui", destacou.
Rosana Menegotto falou em nome dos voluntários, que de alguma forma atuaram na construção do Centro Paz e Bem. "Voluntários são reais, sim. E a gente aprende com o trabalho. Salva a alma, mas não só a nossa alma, salva a alma de todos que aqui terão um atendimento digno, com amor", afirmou.
O presidente da Fundação de Assistência Social em Exercício, Carlos Heitor da Silva cumprimentou a equipe de trabalho da nova casa, desejando vida longa ao projeto.
O Prefeito Alceu também relembrou do ato do repasse do local à LEFAN. Elogiou o trabalho solidário de muitas pessoas envolvidas, seja no trabalho de pintura do prédio, seja na doação de materiais, equipamentos.
O Centro Paz e Bem é dividido em salas multifuncionais para atendimento social e psicológico aos idosos e seus familiares, atividades festivas e de aprendizagem como informática, artesanato entre outros. Além disso, junto ao prédio está o setor de saneamento da Secretaria de Municipal de Obras, descentralizando os serviços da pasta.
A adoção do nome Paz e Bem deriva de uma saudação usada pelo próprio São Francisco de Assis e levada adiante para expressar o carisma dos Freis Capuchinhos. Ao usar a expressão, Francisco mostrava aos confrades que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho.
Comentários