FAS organiza transferência de moradores abrigados nos Pavilhões da Festa da Uva para próxima semana
Baixar ÁudioNovo abrigo foi montado no antigo prédio do CAPS Reviver, no bairro Cinquentenário. A presidente da fundação conta que um dos motivos para a mudança é pela diminuição do número de moradores em situação de rua na cidade
A Fundação de Assistência Social (FAS) pretende organizar, até a próxima semana, a transferência dos moradores de rua abrigados nos Pavilhões da Festa Uva para o antigo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver, no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a presidente da entidade, Marlês Sebben, explicou que um dos motivos da mudança é pela diminuição dos números de pessoas sem residência no município.
A FAS apresentou que, em janeiro, a cidade contabilizava 741 moradores de rua. Destes, 277 retornaram para suas cidades de origem, restando 464 que precisariam de abrigo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Conforme Sebben, essa foi a explicação pela escolha dos pavilhões, uma vez que teria espaço para cerca de 700 pessoas. Inicialmente, 226 aceitaram o acolhimento. Somado a isso aumentaram as buscas espontâneas no espaço. Passado cerca de dois meses, sobraram 33 pessoas no abrigo, pois, a maioria, retornou para suas casas, encontrou um novo lar ou preferiu sair após o recebimento do auxílio emergencial pelo governo federal.
A mudança terá apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) e do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea. Eles serão responsáveis pelo transporte da mobília ao novo local, que poderá receber até 50 pessoas. As equipes de segurança, do Centro POP e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alocadas nos pavilhões, também irão ao prédio no Cinquentenário.
“O problema que temos é a Covid-19. Neste local, não podemos aceitar a busca espontânea, pois se deve passar por uma avaliação médica para ver o estado de saúde do morador. Não podemos colocar em risco todos os demais.”, detalha.
Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira os detalhes da transferência com a presidente da FAS, Marlês Sebben, em entrevista aos repórteres Rodrigo Fischer e Isadora Martins.
Comentários