Associação RimViver estimula doação de órgãos no Setembro Verde
A campanha faz referência ao 27 de setembro que é dedicado ao incentivo à doação de órgãos e tecidos
A representante da Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (RimViver), Giseli Monteiro ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária da última terça-feira (12/09) para divulgar o Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos. A campanha faz referência ao 27 de setembro que é dedicado ao incentivo à doação de órgãos e tecidos.
Segundo Giseli, até o dia 28 de agosto deste ano, a lista de espera para transplantes no Rio Grande do Sul contava com 16 pessoas aguardando coração; 1.202, córnea; 169, fígado; e 1.307, rim (incluindo a própria Giseli). Com base em dados do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), de janeiro a agosto de 2023, Caxias do Sul realizou um total de seis transplantes, informou Giseli. Um único doador pode salvar a vida de oito a 10 pessoas, lembrou a integrante da RimViver.
Conforme ela, o sistema de doação de órgão nacional segue protocolos rígidos e amparados por lei. “A doação é um ato de amor, empatia e desprendimento”, sinaliza Giseli, orientando as pessoas a conversarem e a demonstrarem aos familiares o interesse em doar.
O RimViver é uma associação que luta pela garantia de tratamento de qualidade para as pessoas acometidas pela insuficiência renal, além de realizar campanhas de prevenção da doença.
Comentários