Acadêmica de Caxias do Sul desenvolve projeto que reaproveita alimentos descartados pelo setor de hortifrutigranjeiros
Os alimentos que apresentam condições de consumo são destinados à entidades atendidas pelo Banco de Alimentos do Município
Os alimentos que seriam descartados pelo setor de hortifrutigranjeiros, em Caxias do Sul, passam a ter um novo destino com o projeto da acadêmica do curso de nutrição da Faculdade Fátima, Ângela Espindola, orientada pela professora e nutricionista Márcia Keller Álves. A iniciativa, pioneira no município é apoiada pelo Banco de Alimentos e pela rede Supermercados Andreazza.
A ação busca identificar a qualidade nutricional dos resíduos de hortifruti considerados não comercializáveis, que serão recolhidos diariamente durante dois meses em uma das lojas da rede. No Banco de Alimentos, será feito um processo de seleção dos alimentos que ainda têm condições de consumo para serem levados às entidades atendidas pelo Banco. Ângela utilizará os resultados obtidos como base de dados para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As primeiras coletas do projeto iniciaram na última quinta-feira, 08 de março, com resultados positivos e a estudante já tem novos planos para o projeto. “Temos como perspectiva futura ampliar o número de lojas, período de coleta e até os tipos de produto, recolhendo de perecíveis a não-perecíveis”, destaca Ângela. O estudo também visa conscientizar a população quanto ao desperdício de alimentos. “Vamos avaliar o desperdício potencial dos alimentos. Com isso, nosso projeto busca abrir os olhos dos produtores, comerciantes e consumidores para comida aproveitável que acabamos jogando fora”, ressalta.
Comentários