Mão Amiga promove projetos de acolhimento e assistência de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Baixar ÁudioAtualmente, há mais de 200 crianças e adolescentes sob medida protetiva em Caxias do Sul
A Associação Mão Amiga, em parceria com a Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul, realiza dois projetos voltados ao acolhimento de crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva na cidade.
Uma das iniciativas é o programa Família Acolhedora, que tem o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes, que se encontram em Casas-lar e abrigos, a oportunidade da convivência familiar. Esse acolhimento ocorre por meio de famílias voluntárias que assumem a tutela da criança por, no máximo, dois anos ou até que a Justiça decida se ela volta à família de origem ou é encaminhada para a adoção.
Já o Programa de Apadrinhamento, disponibiliza aos voluntários diversas formas de contribuir. A modalidade de apadrinhamento afetivo tem o objetivo de proporcionar à criança e ao adolescente um momento de convívio com seu padrinho/madrinha, como passeios ao final da tarde e outras atividades mais pontuais. Além disso, o interessado pode se candidatar na modalidade provedor, contribuindo financeiramente com as demandas do apadrinhado dentro da instituição. No programa há ainda a possibilidade de contribuir com a prestação de serviços dentro das Casas-lares e abrigos, com a promoção de atividades na área de lazer, educação e saúde.
Em entrevista ao programa Temática desta segunda-feira (11), a coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e Programa de Apadrinhamento, Maria Lúcia Bettega, afirmou que, atualmente, são mais de 200 crianças e adolescentes, entre zero e 18 anos, em Caxias do Sul que estão sob medidas de proteção e que precisam desse atendimento mais humanizado, proporcionado pelo convívio familiar. (Ouça a entrevista na íntegra no link abaixo da foto)
Os interessados podem conferir mais informações sobre os programas de acolhimento pelo telefone (54) 3538.4300.
Comentários